Sindicato dos Guardas Municipais é recebido pela Comissão de Negociações

Planejamento e Orçamento
20/04/2023 17h19

A Comissão de Negociações da Prefeitura de Aracaju se reuniu, nesta quinta-feira, 20, com representantes do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (SIGMA). O encontro, realizado no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, foi em continuidade ao diálogo que vem sendo estabelecido com a categoria para discutir questões relativas à carreira dos guardas municipais.

Desde que recebeu as propostas do SIGMA, as equipes técnicas da Seplog se dedicaram à análise e estudo de impacto financeiro da demanda. Durante a reunião, a Comissão apresentou todas as projeções realizadas e o impacto para a folha do município, levando em consideração o atual efetivo da corporação e todas as peculiaridades envolvidas, como tempo de serviço, titulação e benefícios adicionais.

"Tivemos um primeiro encontro, quando ouvimos as demandas e anseios pontuados pelo sindicato, e recebemos as reivindicações. Nossa equipe realizou os estudos de impacto e, de forma transparente e técnica, nos reunimos novamente com o sindicato para apresentar esses números e dialogar para que, em um trabalho conjunto, possamos encontrar um denominador comum para a gestão e para os servidores", explica o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

Para o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado, o encontro foi uma boa oportunidade de apresentar todo o trabalho que a administração municipal vem fazendo em busca de melhorias para a corporação. "Informamos quais impactos seriam provocados pelo plano de carreira sugerido pela categoria, e informamos, também, que, em breve, apresentaremos o Plano finalizado para que eles tomem ciência e possam argumentar ou propor alterações. Todo o esforço da Prefeitura de Aracaju está sendo feito para chegar na melhor versão possível, sem agredir ou onerar os cofres públicos e, também, atendendo o pleito dos guardas municipais de Aracaju", garante. 

A reestruturação do plano de carreira é uma das principais reivindicações da categoria. Segundo o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, o diálogo com a categoria vem sendo importante para essa construção.

"A gente já vem discutindo há alguns meses, e no dia de hoje foi apresentado um levantamento técnico feito pela Seplog, e que foi apresentado ao sindicato, para que a gente possa aprimorar essa discussão e chegarmos a um resultado que possa trazer o que toda a categoria anseia", pontua Mendonça.   

O presidente do SIGMA, Eder avaliou que a reunião foi positiva. "Saímos daqui com a expectativa de que possamos solucionar o grande problema que existe hoje para a Guarda Municipal, que é o travamento da carreira. Então, com essa perspectiva de reformulação do plano de carreira, aguardamos que a contraproposta da Prefeitura seja finalizada e apresentada aos guardas municipais, e acredito que trará uma nova realidade para a nossa categoria", afirma.