Dia do Jovem Trabalhador é comemorado com empregabilidade e qualificação

Formação para o Trabalho
24/04/2023 16h21

Nesta segunda-feira, 24, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, data instituída com o objetivo de conscientizar os empreendedores sobre a importância da oferta de trabalho para a juventude, além de reduzir o preconceito sobre a contratação de pessoas sem experiência. 

Foi com essa ideia que a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou, na manhã de hoje, uma verdadeira ação itinerante na Unidade de Qualificação Profissional do bairro 17 de Março, reunindo jovens de 14 a 24 anos para cadastro para vagas de emprego, encaminhamento ao mercado de trabalho, emissão de CTPS digital, emissão de currículos, orientações de MEI e muito mais. 

Para comemorar a data duas importantes parcerias foram firmadas. A primeira delas com a Universidade Tiradentes (Unit) que realizou a Oficina de Orientação para o mercado de trabalho, e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que junto com a Fundat realizou a oferta de vagas e encaminhamentos para vagas de estágio e primeiro emprego para os participantes. A ação contou ainda com a participação do grupo de Hip-hop, Resiliência Crew, formado por jovens residentes no 17 de Março. 

O evento reuniu mais de 50 participantes e esse resultado foi comemorado pela presidente da Fundat, Edivaneide Lima. 

“A gestão municipal, em especial a Fundat, tem esse olhar voltado ao jovem trabalhador e por isso montamos uma programação especial onde todos os nossos serviços foram levados para dentro dessa comunidade. Nosso objetivo foi aproximar a comunidade do nosso trabalho, pois sabemos o quanto é difícil para muitos deles se deslocar até outros bairros. Foi um evento maravilhoso em que os cidadãos atenderam o nosso chamado e compareceram em peso. Isso mostra o quanto eles confiam no trabalho desenvolvido pela Fundat”, comemora a presidente.  

Um dos primeiros a chegar à unidade foi o jovem Luiz Guilherme, que está em busca da sua primeira oportunidade de trabalho. 

“Minha mãe viu a reportagem hoje pela manhã e me acordou logo cedo para vir. Sei que só me qualificando é que eu vou aumentar minhas chances de ser contratado. Fiz minha inscrição para as vagas e espero ser contratado em breve, pois hoje, assim como eu, a maioria dos jovens sofre para conseguir oportunidades, ainda mais numa comunidade carente como a nossa”, pontua Luiz.   

Já o amigo dele, Adyckel Daniel, já está empregado, mas não perdeu a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e quem sabe conseguir uma nova e melhor oportunidade de emprego. 

“Estou trabalhando pela primeira vez e sou muito grato por isso, pois acredito que é trabalhando que eu vou vencer na vida e conquistar muito mais. O que a gente não pode é ficar parado, temos que ver as oportunidades e ir atrás delas”, garante o jovem. 

Os pais também se empolgaram com as atividades realizadas e muitos deles fizeram questão de tirar os filhos da cama e trazê-los para participar dos trabalhos realizados pela Fundat. 

“Estava assistindo o jornal e vi a matéria, de imediato já chamei o meu filho para vir participar, pois ele vai fazer 17 anos e está em busca do seu primeiro emprego. Eu sempre incentivo ele a fazer curso, entregar currículo e ele é interessado. As coisas estão muito difíceis, então quanto antes ele buscar se qualificar e se destacar no mercado de trabalho, melhor. E ainda foi pertinho de casa, maravilha total”, comemora Ronildo Rocha. 

Atitude também realizada pelo Claudio Souza de Jesus, que fez questão de vir acompanhando a filha. 

“Também vi o noticiário da TV e achei essa iniciativa maravilhosa. Minha filha está nessa fase de buscar o seu primeiro emprego e participar de eventos como esses é muito importante, afinal precisamos aproveitar as oportunidades e principalmente estar preparados para elas. Eu sempre incentivo ela, pois sei das dificuldades, já passei por isso também, sofri bastante para conseguir a minha primeira oportunidade de trabalho, afinal nunca querem contratar pessoas sem experiência. A Prefeitura e a Fundat estão de parabéns”, frisa Claudio. 

Trabalho em equipe

Uma verdadeira força tarefa foi necessária para tirar a iniciativa do papel. Um dos que contribuíram para o sucesso do evento foi o diretor de Empreendedorismo e Empregabilidade da Fundat, Arnaldo Almeida. 

“Comemoramos no bairro 17 de Março essa data tão importante e simbólica para os jovens, que são o nosso público alvo. Trouxemos os nossos serviços de cadastro de currículo, Carteira de Trabalho, MEI e vagas de emprego para perto deles e ficamos imensamente felizes de ver que a comunidade abraçou a iniciativa e participou. Obrigada a Unit e ao CIEE que também acreditaram nesta ação e somaram forças conosco”, destaca Arnaldo. 

Assim como ele, a diretora de Formação da Fundat, Sandra Magna, também se empenhou para que o evento fosse um verdadeiro sucesso. 

“Cada vez mais é a Fundat garantindo a efetivação dos seus serviços, não apenas em um dia alusivo, mas das nossas ações diárias. Mobilizamos dezenas de jovens e poder levar a eles conhecimentos para que possam acessar essas vagas e se qualificarem para ingressar e se manter inseridos no mercado de trabalho é a nossa missão. A credibilidade da Fundat só se solidifica cada dia mais, prova disso foi a procura de pessoas que atenderam o nosso chamado através da imprensa”, comemora Sandra. 

Representante do Grupo Tiradentes e palestrante do dia, Janaína Machado fez questão de destacar a importância dessa soma de esforços. 

“Esse tipo de ação é extremamente importante, pois prepara os jovens para o mundo. Os processos seletivos são um verdadeiro desafio para quem tem experiência, e para quem não tem essa expertise é realmente um momento de tensão. Oferecer qualificação é vital, pois muitas vagas hoje não são preenchidas por falta de pessoal qualificado. Estamos diariamente na batalha para qualificar e oferecer oportunidades dignas para a população”, afirma Janaína. 

A representante do CIEE, Monalisa Araújo, também destacou a importância da soma de esforços com o intuito de reduzir as desigualdades na busca por emprego entre os mais jovens e inexperientes.

“Essa ação é muito importante, pois insere o jovem de fato no mercado de trabalho, visto que esse é o principal objetivo do CIEE e da Fundat. Essa soma de esforços é vital, porque vamos atingir o maior número possível de jovens vulneráveis, para que eles possam ter essas oportunidades e quem sabe assim mudar as suas vidas através do emprego”, complementa Monalisa.