Saúde de Aracaju regula 54 leitos contratados em hospitais

Saúde
24/04/2023 16h30

A Central de Regulação de Leitos (CRL) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é responsável por regular e disponibilizar 54 leitos de enfermaria clínica contratados em hospitais, sendo 44 leitos disponíveis no Hospital Universitário (HU) e 10 leitos no Hospital São José. Esses leitos funcionam como retaguarda para as portas de Urgência, Hospitais municipais Nestor Piva ou Fernando Franco.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação de Leitos (CRL) de Aracaju, Talita Siqueira, a CRL consegue otimizar as transferências com mais autonomia, acompanhando em tempo real a disponibilidade e a necessidade no momento.

“A Central é composta de médicos que irão receber as solicitações de vagas em leito de enfermaria e destinarão, via sistema, para onde o paciente será encaminhado. Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, incluindo os feriados, exceto no sábado e no domingo, pois os prestadores não admitem pacientes aos finais de semana, e nossa regulação funciona de acordo com a unidade executante”, explica Talita. 

Fluxo de solicitação

O acesso do paciente deve ser por meio dos serviços de urgência da Saúde de Aracaju, pelo Hospital Fernando Franco ou Nestor Piva, que são porta aberta, lá o médico faz a avaliação e caso o paciente necessite ser internado em uma Unidade de retaguarda, ele fará a solicitação de vaga para transferência externa.

“Quando o médico da nossa Unidade de urgência faz a solicitação, esse pedido chega à Central através do sistema, e o médico regulador avalia, classifica a prioridade, verifica qual o perfil desse paciente e qual unidade de retaguarda atenderá a necessidade do usuário - Hospital São José ou Hospital Universitário”, enfatiza a coordenadora da Regulação.
 
Serviço de transporte para transferência

Para os pacientes que necessitarem de internação em leitos de enfermaria nas Unidades de retaguarda nos Hospitais, Universitário ou São José, o transporte do paciente também será regulado pela equipe da CRL.

“O médico regulador é quem define o tipo de transporte, prioridade e aciona o serviço para que o paciente seja encaminhado à unidade de referência”, ressalta Talita Siqueira