Funcaju realiza "Semana da Dança" na Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
25/04/2023 11h17

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realiza, de 24 a 27 deste mês, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), a Semana em Comemoração ao mês da Dança, cuja programação visa promover, para alunos e visitantes, o entendimento da formação do corpo através da dança.

A primeira oficina da semana, de Dança Afro, ministrada na segunda-feira (24) pela professora Laura Tayse, abordou a importância de valorizar a cultura afro-brasileira. “É um momento muito importante porque a cultura afro-brasileira é pouco valorizada, então vir a convite de Adriano, que foi um dos meus professores de dança afro, é muito gratificante”, comenta Laura.

O professor e idealizador do evento Adriano Matos Xavier explicou que a programação é importante tanto para os alunos da escola, quanto para levar à Escola de Artes ex-alunos para ministrar as oficinas da manhã, para que os atuais estudantes pudessem observar essa trajetória de desenvolvimento do processo artístico.

“Para os alunos esse é um momento de descoberta. A proposta de trazer outras oficinas para escola é para que os alunos tenham a oportunidade de beber de outras fontes, além do que eles costumam desenvolver com os professores aqui na escola, ter contato com novas técnicas”, explica.  

A primeira oficina contou com alunos da escola e com visitantes, os quais reconheceram a importância da oferta dessas oficinas gratuitas para o público, bem como da valorização cultural dessas manifestações artísticas e tradições ancestrais.

“É maravilhoso e muito importante esse momento, por ser uma oficina gratuita, é uma ótima oportunidade para quem não pode pagar por uma aula de dança. Então tornar esses momentos acessíveis ao público é muito importante”, explica Beatriz Montes, uma das visitantes presentes na oficina.

Aluna da oficina de Jazz Dance na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Laila Carvalho destaca que a Semana da Dança possibilita experimentar novas modalidades dessa linguagem artística, e também permite maior conexão com a ancestralidade e conhecimento sobre este traço da cultura brasileira.

Na manhã desta terça-feira, dia 25, no âmbito da Semana de Dança, a Funcaju realizou a oficina de dança Ori Tahiti com a ex-aluna da EOAVT e professora de dança Anna Kadosh. “A dança Ori Tahiti é próxima da dança havaiana, porém elas são um pouquinho diferentes. Na oficina eu trouxe um pouco da cultura, o que a dança simboliza, com a conexão com a natureza. Além disso apresentei o movimento principal, que é a soltura de quadris”, explica.

Semana da Dança
As oficinas da Semana da Dança continuam até a próxima quinta-feira, dia 27, com outras sete oficinas. Na tarde desta terçam haverá oficinas de Heels Dance e Breaking, com a professora Carla Menezes. Na quarta-feira, 26, durante a manhã, ocorrerá a oficina de dança Sagrado Feminino, com a professora Hayfa Manzato, e à tarde, a partir das 15h30, a oficina de Ritmos, com a professora e organizadora Jusiana Menezes.

Na quinta-feira, 27, último dia da programação, durante a manhã, será realizada a oficina de Grupo K-pop com o professor Marcel Dioníso; e no período da tarde ocorrerão as oficina de Jazz, com a professora Araceli Rodrigues, das 15h50 às 16h50; e de Fit Dance, com a professora Amanda Leite, das 17h às 17h40.