Os lagos que tanto contribuem para embelezar e compor a paisagem natural do Parque Augusto Franco (Sementeira) recebem, sempre, uma atenção especial da Prefeitura de Aracaju quando o assunto é a sua limpeza e preservação. Deste modo, os últimos dias têm sido de muito empenho por parte dos trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que seguem atuando a partir de uma ampla força-tarefa.
Com uso de equipamentos como gadanhos, foices e carrinhos de mão, as equipes trabalham na remoção do excesso de vegetação, bem como de plantas aquáticas que ficam no entorno dos lagos. Ao longo desta terça-feira, 25, o procedimento envolve cerca de 11 agentes e, conforme a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, a previsão de término é para a próxima sexta-feira, 28.
“Toda esta ação é realizada, em média, a cada seis meses. Através dela, é garantida a sobrevivência das espécies que habitam os lagos, uma vez que a permanência deste tipo de vegetação pode acarretar em prejuízos à oxigenação e qualidade da água”, salienta o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.
Além dos cuidados com a limpeza frequente, os lagos da Sementeira passam por análises regulares de suas águas, por meio de amostras em que são verificados o índice de oxigênio dissolvido e a salinidade do local. A área também conta com um sistema que auxilia na aeração, a partir de duas estruturas fixadas em ambos os lados e que têm papel fundamental nesta manutenção.
O diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, destaca a funcionalidade dessas ações conjuntas. “Os equipamentos auxiliam na difusão de subprodutos, a exemplo de nitrito e gás carbônico, que ajudam a proporcionar um melhor ambiente para os peixes. Já o trabalho de análise é realizado sempre uma vez por ano, através da visita de técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), com laudo apresentado num prazo de 30 dias. Todo esse esforço melhora, significativamente, a qualidade da água e previne a morte desses seres vivos, o que já vem acontecendo desde 2020”, pontua.
Mais limpeza
Os cuidados da gestão municipal com a natureza e as espécies que vivem em regiões de lagos não se resumem apenas ao Parque da Sementeira. Assim, regularmente, outras regiões da capital são atendidas com ações de capinação e roçagem mecanizada. São elas o lago do Calçadão da Praia Formosa e as lagoas presentes nos loteamentos Santa Clara, Aquários II e Praia do Refúgio, assim como os residenciais Costa Verde e Costa do Sol.