Aracaju capacita 160 guardas municipais para o porte de armas semiautomáticas

Guarda Municipal
26/04/2023 15h20

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, tem investido na capacitação e preparo operacional de seus colaboradores a partir da realização do curso de habilitação para o porte de armas semiautomáticas.

Com duração de 100 horas, a capacitação prepara os guardiões para a utilização de pistolas em substituição aos revólveres empregados pela corporação, tornando-a cada vez mais moderna e apta ao bom desempenho de suas funções.

Desde o início deste ano, cerca de 160 guardiões já participaram do curso que é ministrado pelo instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal, supervisor Tiago Emanuel. As aulas ocorrem na Academia de Polícia Civil de Sergipe e entre outras disciplinas apresenta a legislação brasileira sobre armas de fogo; normas de segurança; condutas no estande; montagem, desmontagem e partes da arma, além de toda a parte prática de tiro em conformidade com a regulamentação da prova para porte funcional de acordo com a normativa 111 da Polícia Federal.

O diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta os investimentos em tecnologia, equipamentos e capacitação que vêm sendo realizados pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de manter a GMA como um modelo no Nordeste.

"Por determinação direta do prefeito Edvaldo Nogueira, a Prefeitura tem investido na capacitação dos guardas municipais e na modernização do aparelhamento da corporação. Nos últimos anos temos recebido uma série de equipamentos, armamentos e viaturas, tornando nossa instituição ainda mais preparada para a execução de suas atividades diárias de policiamento preventivo e outros", explica Mendonça.

Além disso, destaca o diretor-geral, a corporação conta com sistemas de botões do pânico e milhares de câmeras com monitoramento em tempo real espalhadas pelos prédios públicos, com ênfase nas escolas e unidades de saúde, e melhorias no sistema integrado de informações para a realização do levantamento de dados estatísticos que orientam na tomada de decisões. "Aliado a isso, também temos capacitado nossos guardiões para o emprego e utilização desses equipamentos, inclusive dos novos armamentos que já foram adquiridos. Com a capacitação de mais 160 guardiões, totalizamos cerca de 230 que estão aptos ao emprego desse tipo de armamento", enfatiza Mendonça.