Políticas Públicas para uma cidade sustentável é tema de curso na Esgap

Planejamento e Orçamento
26/04/2023 18h00

Pensar e desenvolver uma agenda intersetorial focada em boas práticas que contribuam na preservação do meio ambiente e do clima, para a erradicação da pobreza, entre outras necessidades nesse sentido. Estes foram os objetivos discutidos durante o curso “Políticas públicas para uma cidade sustentável”, realizado na tarde desta quarta-feira, 26, na Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap).

Quem falou sobre o tema foi a bióloga Raphaela Ribeiro. De acordo com ela, é importante essa conversa com os servidores para a execução de ações no sentido de ter uma cidade pensada a partir dos seus técnicos, "trabalhando o tema sustentabilidade, de forma plural, a partir de três dimensões: econômica, social e ambiental”, disse.

Para o diretor da Escola de Governo, Bosco Rolemberg, Aracaju está alinhada com a Agenda 2030, das Organizações das Nações Unidas (ONU), "e o nosso objetivo é contribuir para a capacitação dos servidores da Prefeitura de Aracaju, visando enfrentar os desafios da construção de uma cidade sustentável”, explicou.

Segundo André Luís Marques, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), essa temática deve ser discutida de forma permanente. “Todo mundo deve estar sempre atualizado quanto à minimização de impacto ao meio ambiente. Que outros cursos e capacitações possam acontecer para que nós servidores estejamos sempre atualizados, não somente nesta, mas em tantas outras temáticas, inclusive, conhecendo a própria cidade”, pontuou.

Além de servidores da Sema, o curso também contou com a participação de diretores, gestores e coordenadores da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec); da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), entre outras pastas.