Oficinas da "Semana da Dança" movimentam a Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
27/04/2023 08h30

A Semana da Dança, programação realizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) desde segunda-feira (24), na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), será encerrada nesta quinta-feira, 27, com as oficinas de K-pop, ministrada pelo professor Marcel Dionísio, das 9h às 11h; e de Jazz, com a professora Araceli Rodrigues; e de Fitdance, com a professora Amanda Leite; das 17h às 17h40.

A programação visa promover para alunos e visitantes o entendimento da formação do corpo através da dança. Na terça-feira (25), foram realizadas as oficinas de Ori Tayti, com a professora Ana Kadoche, durante a manhã e as oficinas de Heeles Dance e Breaking Dance, ministradas pela professora Carla Menezes.

Na quarta-feira (26), ocorreu a oficina de Sagrado Feminino, durante a manhã, com a professora Hayfa Manzato, que afirmou ser uma oficina de descoberta para a mulher e despertar o lado sagrado da sua feminilidade. E no período da tarde foi ministrada a oficina de Ritmos, com a professora e uma das organizadoras do evento Jusiana Menezes, ela conta que a semana tem sido muito produtiva e prazerosa, tanto para os alunos quanto para os professores, e que está muito feliz com a receptividade que o evento está tendo.

“Eu vim hoje com a ideia de jogar vários ritmos em uma única aula, para saber quais estilos musicais eles mais se identificavam, então foi bem bacana e prazeroso. Ver todos saindo daqui sorrindo de orelha a orelha é bem satisfatório”, comenta.

As oficinas atraíram alunos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles e também visitantes, de todas as idades. Maria Eduarda de Souza, de 14 anos, conta que se apaixonou pela arte através do teatro e desde então, com auxílio dos seus pais, vem buscando explorar novas formas de arte. Ela destaca, ainda, que ama dançar e que as oficinas são uma oportunidade de conhecer melhor a dança.

Maria Elida Dias é aluna da escola de artes, nas oficinas de dança do ventre e canto, e conta que essa semana tem sido muito importante para os alunos explorarem e para visitantes conhecerem o trabalho da escola.

“A semana da dança está sendo muito especial, são danças e culturas que a gente não conhecia e que nos agrega muito, cada professor que veio ministrar as oficinas nos fez sentir muito acolhidos. Às vezes a gente acha que por conta da idade não podemos fazer algumas coisas, mas elas nos fazem sentir acolhidas e é tudo muito positivo”, explica.