Assistência Social Presente facilita acesso a serviços no bairro Areia Branca

Agência Aracaju de Notícias
27/04/2023 17h00

O bairro Areia Branca, localizado na antiga Zona de Expansão, recebeu nesta quinta-feira, 27, o projeto Assistência Social Presente, desenvolvendo pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social. O escritório móvel, estruturado em um ônibus, ficou estacionado em um local estratégico da região: a praça Inácio Barbosa, localizada na rodovia Chico Mendes.

Entre os serviços que o projeto aproxima da população estão a atualização de cadastro de programas assistenciais do Governo Federal, como o Cadastro Único (CadÚnico), serviços das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, programas e projetos promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outras ações.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira, esta é uma ação que faz com que os dispositivos sociais da Prefeitura de Aracaju chegue à população que mais precisa, para garantir, principalmente, a manutenção da assistência para essas pessoas a partir de programas municipais ou federais.

“Então, o projeto Assistência Social Presente tem o objetivo de levar os serviços e benefícios da política de assistência social para todos os locais onde a comunidade tem dificuldade de acesso. Atualmente, o Cadastro Único está passando por um momento de recadastramento, por isso, as pessoas nos procuram para atualizar esses cadastros, para colocar a informação da escola do filho, que às vezes mudou de série e isso é importante, porque esse programa é condicionado. Atualização de endereço, de um novo membro da família que nasceu, ou outro que saiu, ou até mesmo para novos cadastros. A Prefeitura chega aonde a população mais precisa, com equipe técnica de Cras, psicólogos, técnicos de referência do CadÚnico do Bolsa Família, e os cadastradores para fazer atualização cadastral”, conta ela.

Para a comunidade do bairro Areia Branca, diretamente beneficiada pelo projeto, esta iniciativa da Prefeitura de Aracaju - desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) -, é uma oportunidade que facilita a vida de quem precisa acessar esse tipo de serviço, a fim de garantir a inclusão em ações e projetos sociais. O presidente da Associação de Pescadores e Amigos do Povoado Areia Branca (Apapab), Marcos André Nascimento, destaca as vantagens do programa para os moradores do bairro.

“É importante esse tipo de ação aqui na comunidade pela importância desse contato e aproximação com a Prefeitura de Aracaju, principalmente a nossa comunidade , que é ribeirinha e tem muita marisqueira e pescadores e que às vezes, por condições financeiras ou outros fatores, não se conseguem se deslocar até o Cras mais próximo para ter acesso a esses serviços da Assistência Social", contou.

Kamily Victoria Andrade, de 19 anos, mãe do pequeno Cauã Levi, de apenas 5 meses, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e fazer também seu CadÚnico, para tentar acesso à programa social. Para ela, ter o ônibus da Assistência Social foi uma facilidade para realizar o procedimento, já que seu filho ainda é muito pequeno para deixar com outras pessoas.

“Eu aproveitei o Assistência  Social Presente para fazer meu cadastro, porque eu não tenho nenhum benefício e estou desempregada, daí vim fazer meu cadastro e saber se me encaixo em algum programa do Governo Federal ou do município. Ter esses serviços aqui pertinho foi bem melhor pra mim, porque a gente vem rapidinho e faz as coisas e fica sabendo de tudo. Agora, com fé em Deus, vai dar tudo certo”, disse.

Já Rosicleide Goes, 33 anos, também moradora do bairro Areia Branca, explicou que buscou fazer seu cadastro para ser incluída no benefício de baixa renda para receber desconto na cobrança da conta de luz.

“Eu soube que o pessoal da assistência social estaria aqui hoje e vim cadastrar meu NIS para receber algum desconto na cobrança da taxa de energia elétrica, para ficar um pouco mais barato e já poder comprar outra coisa com esse dinheirinho que sobra. Quando eu vim aqui no ano passado, acabou que houve conflito na informação da minha moradia, então aproveitei também para atualizar isso. É um trabalho excelente para mim, pois ter esse serviço aqui, pertinho de casa, sem que eu precise me deslocar muito, ficou mais fácil para resolver minhas coisas por aqui mesmo”, afirmou.