Perimetral Oeste: equipe do trabalho social realiza plantão itinerante no bairro Soledade

Agência Aracaju de Notícias
27/04/2023 18h31

Mais uma edição do Plantão Itinerante foi realizada pela equipe do trabalho social da Perimetral Oeste na tarde desta quinta-feira, 27, desta vez, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Soledade. As assistentes sociais aproveitaram o momento para inaugurar uma nova atividade mensal, “Recibo, café e bolo”, que se propõe a reunir a comunidade para acompanhamento de moradia provisória. A ideia é oportunizar a troca de experiências sobre o convívio em vizinhança e a vida em um novo bairro, ao mesmo tempo que se disponibiliza a assinatura do recibo do bônus-moradia.

Durante o encontro, foram realizadas algumas dinâmicas com o grupo, conforme explica Ayara Wanderley, técnica de referência do Escritório de Atendimento à Comunidade. “Nós buscamos diretamente com eles informações como quais os principais cursos e oficinas nos quais eles têm interesse, qual seria o melhor horário para esta oferta, conforme sua disponibilidade, lugares para maior alcance da divulgação, enfim, complementando o questionário de interesse que também aplicamos”, disse.

A comunidade aprovou a iniciativa. Para a moradora Jaqueline Panta, a atividade foi educativa e recreativa. “A gente aprendeu bastante e a atividade também nos distraiu, porque muitas vezes uma reunião dessas faz com que a gente possa conhecer novas pessoas, dar risadas. Então foi maravilhoso. Seria interessante se tivéssemos um projeto na área de dança, ou musculação, aeróbica. Alguma atividade que nos ajudasse a cuidar da saúde”, sugeriu.

Dayanne Christina gostou da preocupação da equipe em ouvir a comunidade. “Foi bom porque vocês vieram colher da gente o que a gente tem interesse em fazer e também a nossa disponibilidade, que são os horários que poderíamos participar”, pontuou. Ainda sobre os cursos, Jaqueline completou: “Eles abrem oportunidades para que a gente venha a desenvolver nossa mente e aprender outras coisas, para ter uma renda extra ou se especializar no que a gente já sabe. Os cursos na verdade só vão nos aperfeiçoar e trazer melhorias”.

Diversas ideias foram surgindo ao longo da conversa. “Meus filhos, netos, genros e noras podem aproveitar cursos na área de hotelaria, por exemplo. Eu tenho um filho que tem muita vontade de fazer um curso de restaurante, e outro que gosta de música e já toca um reggae muito bem. Ele tem vontade de se especializar em uma coisa assim. O encontro aqui foi bom não só por isso, mas também foi ótimo conhecer as pessoas que vão morar próximo da gente no residencial”.
 
Já Joelma Santana falou sobre a sua vocação para cuidadora de idosos. “Gosto de fazer muitas coisas, mas minha prioridade é tomar conta de idosos. Porque idosos são como crianças. Trabalho na limpeza, mas eu vejo vários idosos que estão precisando de cuidador. É minha atividade predileta. Esse encontro foi maravilhoso. É muito importante conhecer pessoas novas”, concluiu.