Saúde de Aracaju apresenta práticas exitosas de vacinação em evento do SUS

Saúde
27/04/2023 18h00

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) participou, na tarde desta quinta-feira, 27, no Del Mar Hotel, em Aracaju, da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS - Etapa Sergipe. O objetivo do evento é dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, seus pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município.

A Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS é uma atividade de conclusão do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletivo (Nescon), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, as estratégias de cobertura vacinal giram em torno de chegar até o usuário, além de estimular a vacinação com ações descentralizadas. “A presença das equipes de saúde nas escolas facilita o acesso à vacinação, atende a necessidade de deslocamento das famílias para os postos de saúde e foi fundamental no processo de avanço progressivo da cobertura vacinal”, disse.

Na ocasião, a coordenadora de imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro, apresentou o trabalho intitulado “O ABC da Imunização: uma estratégia de ampliação da cobertura vacinal de Aracaju/SE”, que aborda as estratégias que a Secretaria Municipal da Saúde adotou para ampliar a cobertura vacinal na capital nos últimos três anos.  

“Nós retomamos a estratégia de levar a vacina para as escolas em parceria com as Redes Públicas de Educação e a Confederação das Escolas Particulares de Aracaju. Juntamente com esses órgãos, organizamos a vacinação a partir de uma equipe itinerante que levou até às escolas, inicialmente, a vacina contra covid-19, depois ampliamos a vacinação de outros imunizantes. De acordo com a faixa etária de cada escola íamos fornecendo as vacinas com foco no aumento da cobertura vacinal em 2022. De janeiro a março de 2023, o percentual de aumento de crianças e adolescentes vacinados em relação ao mesmo período do ano passado é de 30,6% porque mantivemos a vacinação nas escolas”, destacou Larissa Ribeiro.

Além da capital, mais 24 municípios participaram da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. São os municípios das regiões de saúde de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana.