Conselho Municipal da Pessoa Idosa promove eleição e posse de novos membros

Assistência Social e Cidadania
28/04/2023 15h40

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi) realizou, nesta sexta-feira, 28, no auditório da Casa dos Conselhos Municipais, a eleição e posse dos novos membros do colegiado, em solenidade que contou com a presença de organizações da sociedade civil e representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju.

O Comdi visa garantir que as políticas socioassistenciais voltadas para a pessoa idosa sejam aplicadas de maneira correta em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social. Durante o evento, foram empossados 16 representantes, sendo 8 da sociedade civil e 8 de órgãos governamentais, os quais irão compor a mesa diretora, além do presidente e vice-presidente, durante o biênio 2023/2025.

A representante da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Aracaju, Maria José Silva Matos, foi eleita por unanimidade por todos os presentes para presidir o Comdi no próximo biênio, ao lado da vice-presidente Claudicéia Dantas Santos, representante da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Na oportunidade, a presidente falou dos desafios e dos caminhos a seguir nesses dois próximos anos.

"Estar à frente de um Conselho exemplar para todo o estado de Sergipe é uma grande honra. O trabalho não pode parar, por isso, já na próxima semana, o conselho estará se reunindo para lançar um edital para chamamento público, um sonho maior, algo que poucos estados brasileiros têm feito e Aracaju será o primeiro município em Sergipe. A presidência que estou assumindo será uma parceria entre nós do conselho e várias organizações da sociedade civil, as quais conseguimos dialogar e trazer para compor o conselho. Então será uma unidade de todos, de mãos dadas voltados para o mesmo sentido, a política para a pessoa idosa", afirmou.

Ao citar a construção de um novo Centro Dia para a Pessoa Idosa, Maria José ressalta que, com todo o suporte ofertado pela Prefeitura de Aracaju, as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa serão muito bem aplicadas.

"Teremos o Centro Dia, que está sendo construído pela Prefeitura de Aracaju, um local que será modelo para todo o estado e com um projeto que foi buscado no sul do país e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Temos também algumas parcerias voltadas para trabalhar a conscientização das famílias com o objetivo de ajudar a sanar todas as problemáticas, trazendo as famílias para um diálogo fraterno de compreensão, ouvindo todos e fazendo com que se viva mais e melhor, essa é a nossa missão", finalizou.

A assessora técnica Sanolli Gonzaga, que representa a Secretaria da Assistência Social no Comdi, ressaltou a importância do processo de escolha de um colegiado tão importante como o da pessoa idosa.

"A Secretaria da Assistência Social tem participação fundamental, porque é a pasta à qual o conselho está vinculado e a que dá todo o suporte para que tudo isso aconteça, e é extremamente importante que a gente sempre tenha membros qualificados participando desse espaço para que, não só a política de assistência, mas outras políticas também possam ter a qualificação necessária para ocorrer, e que as representações das entidades da sociedade civil possam ajudar na construção e efetivação das políticas voltadas a pessoa idosa", concluiu.