Orlas de Aracaju encantam turistas e aracajuanos por organização e atrativos

Agência Aracaju de Notícias
30/04/2023 06h00

Um diferencial que chama a atenção dos turistas que visitam Aracaju é a organização das orlas da cidade. Não à toa, a Orla da Atalaia é considerada uma das mais bonitas do país. Por isso, a Prefeitura de Aracaju investe em serviços de manutenção para manter a organização e potencializar os atrativos destes pontos turísticos.

Quem visita a costa litorânea da capital sergipana se encanta com a estrutura e a beleza das três orlas da cidade: a da Atalaia, no bairro de mesmo nome; a do Bairro Industrial, que abriga o Centro de Artesanato Chica chaves; e a Orla Pôr-do-Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro Mosqueiro.

Perfeitas para quem procura descanso e diversão, as orlas de Aracaju se diferenciam por oferecer tranquilidade e uma diversidade de atrativos que vão desde opções para prática de esportes, piqueniques, lazer, entretenimento ou até mesmo apenas para apreciar as belezas naturais do litoral aracajuano.

Orla da Atalaia
Ao longo dos seus 6 km de extensão, a Orla da Atalaia fascina não apenas por sua beleza, mas também pela estrutura e variedade de atrativos que destacam a cultura, gastronomia e opções de lazer da cidade.

A região dos lagos é ótima escolha para passeios e piqueniques nos fins de tarde. Para quem tem filhos pequenos, o Maravilhoso Mundo da Criança é uma boa opção para  curtir momentos de diversão no parque infantil com escorregador, balanço e uma variedade de brinquedos.

A Orla também possui uma estrutura para a prática de exercícios, seja nas academias ao ar livre dispostas ao longo do lugar, seja a partir de caminhada, corrida ou pedaladas pelo calçadão, ou até a partir das quadras poliesportivas ou da pista de skate, tênis e patins.

Repleta de estabelecimentos, tanto no calçadão quanto na Avenida Santos Dumont, os restaurantes oferecem excelentes pratos da culinária aracajuana, além de agradar a todos os paladares, servindo desde iguarias nordestinas a pratos da culinária oriental. À noite, grande parte dos bares e restaurantes da orla oferecem música ao vivo.

Duas atrações muito famosas no local e que deslumbram os visitantes são os famosos arcos , situados no ponto central da orla, e o inconfundível monumento da Passarela do Caranguejo, localizada próximo à Praia da Cinelândia. Quem vem de fora não deixa passar a oportunidade de tirar fotos junto ao 'crustáceo gigante' num dos principais pontos turísticos da cidade.

Orlinha do Bairro Industrial
Localizada em dos bairros mais antigos da zona Norte de Aracaju, a Orlinha do Bairro Industrial é um atrativo para quem busca calmaria e tranquilidade. Com uma vista paradisíaca às margens do rio Sergipe, num cenário com barcos de pesca e a ponte que liga Aracaju ao município Barra dos Coqueiros, o local ainda dispõe de uma vista belíssima do pôr-do-sol nos fins de tarde.

Na extensão da orla, além do centro de artesanato, turistas e a população geral podem desfrutar de equipamentos dispostos para lazer e para a prática de exercícios, como a ciclovia para pedaladas, ou o parque infantil, além dos bares e restaurantes que servem pratos à base da culinária local, como a moqueca de peixe e de camarão.

Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi
Para aqueles que gostam de apreciar a vista do entardecer, não pode deixar de conhecer a Orla Pôr-do-Sol. Aos fins de tarde o nome faz jus ao lugar, pois é possível contemplar crepúsculo com um charmoso vermelho-alaranjado sob as águas do rio Vaza-barris.

O percurso até o lugar já chama a atenção por ser feito pela avenida Inácio Barbosa, às margens do litoral. Localizado no bairro Mosqueiro, há 17 km de distância da Atalaia, a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi encanta desde turistas aos moradores da cidade pelo seu belíssimo cenário, que conta com píer de madeira e um estruturado turismo náutico na região, que é propícia à prática esportiva, como o stand up paddle.

Na gastronomia, os apreciadores da culinária local ficarão satisfeitos com os pratos servidos nos quiosques localizados na orla, que geralmente oferecem som ao vivo e servem deliciosas iguarias da culinária nordestina. É através da Orla que partem as embarcações para a Croa do Goré, outro ponto turístico famoso na cidade, no meio do rio Vaza-barris, com restaurantes e opção de banho de rio.