A Prefeitura de Aracaju promove eventos esportivos gratuitamente para a população e dá apoio à realização de outros, através dos serviços prestados pelas suas secretarias e empresas vinculadas. Durante a edição 2007 do Projeto Verão, por exemplo, cerca de 3.500 atletas se inscreveram para participar das 18 modalidades envolvidas no projeto, que é desenvolvido por meio da Fundação de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju).
De acordo com o diretor de Esportes da Funcaju, Aquiles Silveira, a expectativa é de ainda mais inscrições e de parcerias para a edição 2008, que acontecerá de 9 a 18 de fevereiro. Na parte de estrutura, a Prefeitura conta com o apoio das federações esportivas, que contribuem com a arbitragem e material esportivo, enquanto a Funcaju disponibiliza os uniformes para as equipes participantes, além de premiação com troféus e medalhas para os vencedores.
Já durante as comemorações de aniversário da cidade, a Prefeitura realiza a Corrida Cidade de Aracaju, que no próximo dia 17 de março chegará à sua 25ª edição. Na última edição, cerca de 700 corredores tomaram o tradicional percurso entre São Crstóvão e a capital, entre eles vencedores de maratonas importantes do Brasil e do mundo. O evento ainda reuniu 289 atletas de cinco categorias. Os atletas saíram da Praça da Bandeira, e percorreram 1.500 metros, até o ponto de chegada na Praça Tobias Barreto.
Nestes e em outros eventos, a Funcaju conta com um apoio especial da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que organiza o tráfego de veículos nas áreas de competição. Um exemplo da importância desse acompanhamento são os passeios ciclísticos organizados pela PMA em diversas ocasiões, a exemplo do aniversário da cidade e em campanhas como as realizadas pela paz no trânsito.
A SMTT ainda realiza, em conjunto com o grupo Pedal Livre. um passeio ciclístico pelas ruas de Aracaju. O objetivo é, além da prática do esporte, a conscientização da população para o uso das ciclovias, já que a capital sergipana possui 32 km de malha cicloviária segura. "É meu happy hour durante a semana. Faço novos amigos e troco muitas idéias", assegura a ciclista Sandra da Silva.
Por Allan de Carvalho