Prefeito recebe presidente nacional da União da Juventude Socialista em seu gabinete

Gabinete do Prefeito
25/04/2008 09h27
Início > Index.php > Prefeito recebe presidente nacional da União da Juventude Socialista em seu gabinete

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu na noite de ontem, quinta-feira, em seu gabinete, o presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS), Marcelo Gavião. A visita de cortesia contou com a presença da assessora especial de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Aracaju, Carla Trindade, e integrantes da UJS em Sergipe. Na ocasião, o prefeito recebeu o convite para participar do Congresso da UJS. O evento estadual acontece em Aracaju entre os dias 16 a 18 do próximo mês de maio, enquanto o nacional ocorre de 29 do mesmo mês a 1º de junho, em São Paulo.

A UJS está organizando o seu congresso nacional, que tem como lema uma frase do revolucionário comunista Che Guevara: "Se o presente é de luta o futuro nos pertence". "Como Edvaldo Nogueira é uma pessoa que tem sua origem de militância no movimento juvenil e estudantil, fizemos questão de vir convidar e discutir com ele as políticas que estamos pensando para o Congresso", disse Marcelo, ressaltando que a UJS está presente nos 27 Estados da Federação e em mais de 700 municípios brasileiros.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a reunião com Marcelo Gavião serviu também para mostrar o que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está realizando entre os jovens aracajuanos. Na oportunidade, Edvaldo se colocou à disposição para apoiar as iniciativas que a União está fazendo na cidade. "Foi uma visita de cortesia onde conversamos e discutimos sobre os programas de juventude, temas e propostas que a gente possa executar na Prefeitura para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do jovem", contou.

O prefeito falou ainda sobre o novo projeto que será implantado nos bairros da capital, que pretende congregar e fortalecer as diversas modalidades esportivas e permitir mais integração entre os jovens. "Nós temos vários projetos para a juventude, mas um vale ressaltar, pois será implantado nos próximos meses: as Praças da Juventude. Aracaju será a cidade piloto dessa concepção, que é do Ministério do Esporte", revelou Edvaldo.

Projetos

O Jovem Aprendiz, o Primeiro Emprego, as questões relativas à formação profissional, através de cursos oferecidos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), são algumas das políticas públicas defendidas pela administração Edvaldo Nogueira. Grande parte dos freqüentadores da Fundat, por exemplo, são jovens que aprendem inglês, informática, mecanismos voltados à capacitação profissional, pois ajuda na disputa no mercado de trabalho. "Queremos criar também um órgão na PMA para definir políticas de juventude; um órgão que agregue intersetorialmente tudo que fazemos", assegurou o prefeito.

Entretanto, a principal política de juventude, segundo Edvaldo, é o projeto ´Pelo Direito de Aprender´, lançado em 2007 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa melhorar a qualidade da educação municipal. "Queremos que as crianças que estudam nos ensinos Infantil e Fundamental saiam da escola pública com base educacional para competir em qualquer área da vida, inclusive com alunos de qualquer outra escola", comentou Edvaldo.