O sol brilhou mais forte na festa que a Prefeitura de Aracaju preparou para homenagear o funcionalismo público municipal pela passagem do Dia do Servidor. Embora a data seja comemorada nesta terça-feira, 28 de outubro, o prefeito Edvaldo Nogueira antecipou o feriado para segunda e conseguiu reunir um público recorde de 1.500 pessoas na área de lazer do Parque Augusto Franco (Sementeira). A programação incluiu shows musicais, premiações, sorteio de brindes, recreação, atividades esportivas e um almoço de confraternização.
As festividades foram abertas com as finais das competições dos I Jogos dos Servidores Públicos Municipais nas modalidades atletismo, ciclismo, vôlei, xadrez, futebol de campo e futsal. Em seguida, o prefeito anunciou os vencedores da eleição dos ‘Dez Mais', participou da entrega de medalhas, troféus e prêmios e agradeceu a dedicação daqueles que servem diariamente a população. "Com seu trabalho e empenho, vocês deram uma contribuição inestimável para que Aracaju fosse a capital brasileira da qualidade de vida", ressaltou.
Edvaldo Nogueira lembrou que a sua gestão tem sido marcada por uma eficiente política de valorização do funcionalismo. Entre as principais conquistas dos últimos dois anos, estão o descongelamento da tabela salarial da administração geral, com reajustes que variaram de 6% até 48%; a retomada do plano de saúde para os servidores; a ampliação da licença maternidade para seis meses; a realização de concursos nas áreas de saúde, educação, procuradoria jurídica e mais recentemente para agentes de saúde e endemias (300 vagas); e a efetivação de 509 agentes que estavam em situação precária há mais de dez anos.
"O índice de aprovação popular do trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal chega a 64%, um dos maiores do país. Como prefeito, planejo, organizo, traço as políticas, mas sem a ajuda dos servidores não teríamos conseguido. Eles são os grandes responsáveis por tudo de bom que tem acontecido à cidade nos últimos tempo. É por isso que prometo me esforçar ao máximo para ir aos poucos melhorando cada vez mais a vida do servidor e ampliando suas conquistas", destacou Edvaldo.
O reconhecimento ao compromisso com aqueles que fazem o serviço público pôde ser constatado através de declarações, como a da auxiliar administrativa Maria Aparecida dos Santos, 42 anos, lotada na Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral. "Estamos sendo valorizados como nunca. Os salários melhoraram e são pagos em dia, fazemos cursos permanentes de capacitação, somos reconhecidos e prestigiados. Todo mundo está satisfeito", afirmou
Comemoração
Segundo a integrante do Núcleo de Desenvolvimento da Secretaria Municipal da Administração (Semad) e uma das responsáveis pela comissão organizadora da festa, Mara Rúbia, a programação desse ano superou todas as expectativas. "O que fez essa festa coroada de êxito foi justamente o envolvimento de todos. Quando há a parceria e as pessoas compram a idéia, unem forças e chegam junto, o resultado só pode ser positivo. Conseguimos reunir um público recorde num clima de alegria e congraçamento", comemorou.
Cerca de 40 funcionários das mais diversas secretarias estiveram envolvidos diretamente na organização do evento, animado pelo Quinteto Sanfônico e a banda Forte Desejo. As comemorações pela passagem do Dia do Servidor integram o Programa de Valorização Profissional da Semad, intensificado na gestão de Edvaldo Nogueira com o objetivo de criar condições favoráveis para a melhoria do atendimento à população. As ações incluem um extenso calendário festivo, palestras, cursos e atividades voltadas para a melhoria do ambiente de trabalho.
Competições
A grande novidade dessa edição foi a realização das competições esportivas, que envolveram cerca de 500 atletas amadores de várias unidades da Prefeitura de Aracaju. "O pessoal participou ativamente e fomos elogiados pela iniciativa. Pretendemos nos estruturar nos próximos anos e incluir os Jogos dos Servidores Públicos no calendário
festivo do município, dentro das comemorações do Dia 28 de Outubro", informou um dos coordenadores da comissão organizadora, Júlio César Nascimento de Assis.
Na categoria atletismo 200 metros masculino, venceram Thiago dos Santos (1º lugar - Emurb), Jorge Alberto Barbosa (2º lugar - SMTT) e Altamir Bomfim da Costa (3º lugar - Emurb); na categoria atletismo 200 metros feminino, as campeãs foram Thereza Ptak (1º lugar - Finanças), Geilsa Santos (2º lugar - SMTT) e Gisleide Santos Silveira (3º lugar - Finanças); no atletismo duas voltas masculino, os vencedores foram Thiago dos Santos (1º lugar - Emurb), Marcos Silva Marques (2º lugar - Funcaju) e Paulo dos Santos (3º lugar - Guarda Municipal).
Nas modalidades ciclismo masculino, os campeões foram Moisés Bispo (1º lugar - SMTT), Marcos Silva Marques (2º lugar - Funcaju) e Helder Braga (3º lugar - Procuradoria); no ciclismo feminino, as vencedoras foram Mariana Dantas (1º lugar - Centro Administrativo); Darlene Ferreira (2º lugar - Centro Administrativo); Mônica Montalvão (3º lugar - Funcaju). No vôlei misto 4x4, saíram vitoriosas as equipes da Emsurb (1º lugar), SMTT (2º lugar) e Finanças (3º lugar).
No xadrez masculino, venceram Ney Lúcio (1º lugar - SMTT), Gilberto Nunes (2º lugar - Emsurb) e Alexandre Belano (3º lugar - Guarda Municipal); no xadrez feminino, ganhou Maria Augusta (Guarda); no futebol de campo os três primeiros colocados foram as equipes da Funcaju, Emurb e Guarda; no futsal masculino saíram vencedoras as equipes do Centro Administrativo (1º lugar), Finanças (2º lugar) e SMTT (3º lugar); no futsal feminino o primeiro colocado foi o Centro Administrativo, seguido da Guarda Municipal.
Para a secretária Chefe de Gabinete, Lucivanda Nunes, as atividades esportivas agregaram valor à festa do servidor, que tem crescido e melhorado a cada ano. "Gostaria de parabenizar a comissão organizadora que, com a participação de todas as secretarias, fez esse momento de confraternização se tornar possível. Não poderia deixar de reconhecer também o trabalho da secretária de Administração, Valdinete Silva, que conseguiu ampliar as festividades, inserindo competições em diversas modalidades", elogiou.
Presenças
Prestigiaram o evento os secretários municipais Teresa Cristina Cerqueira da Graça (Educação), Diva Elen (Aracaju Previdência), Marcos Ramos (Saúde), Lucimara Passos (Governo), Dulcival Santana (Planejamento), Valdinete Silva (Administração), Jéferson Passos (Finanças), Rosária Rabelo (Ação Social e Cidadania), Valmor Barbosa (Obras e Urbanização), Sérgio Oliveira (Cultura, Turismo e Esporte) e Antônio Samarone (Transporte e Trânsito).
Também compareceram ao Parque da Sementeira o comandante da Guarda Municipal, major Edênisson da Paixão, a coordenadora nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício, os vereadores em exercício Robson Viana e Emmanuel Nascimento (líder do Governo); as vereadoras eleitas Simone Góes e Karla Trindade; o presidente estadual do PCdoB, Hallison Sousa; e o coordenador da União por Moradia Popular, Alex Barreto.
Veja mais...
Eleição dos 'Dez Mais' é grande destaque da festa do servidor