PMA garante atendimento médico aos cidadãos durante o Réveillon

Saúde
26/12/2008 18h06
Início > Index.php > PMA garante atendimento médico aos cidadãos durante o Réveillon

Com o intuito de assegurar a saúde dos cidadãos que irão participar do Réveillon 2009, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está preparando toda uma estrutura para oferecer um serviço de qualidade a todos. Para a consolidação desse compromisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizará a Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), o Programa Municipal de DST/Aids e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192 Aracaju).

Será montado na orla de Atalaia um posto de atendimento, com oito leitos de observação e um de estabilização. Para dar suporte a essa estrutura - em fase avançada de montagem -, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) estarão à disposição da população, além de uma equipe composta por profissionais capacitados.

A função do Samu durante o evento será atender os casos de urgência e emergência e estabilizar o quadro clínico dos eventuais pacientes. Dependendo do caso e da gravidade, o paciente será encaminhado imediatamente para os hospitais municipais Desembargador Fernando Franco (Zona Sul), Dr. Nestor Piva (Zona Norte). Todas as unidades estarão prontas para receber os casos mais graves.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivana Mendonça, a estrutura garantirá um serviço rápido e eficiente aos cidadãos que necessitem de atendimento médico. "A estrutura ficará excelente, o posto será amplo e equipado. Além disso, 25 pessoas estarão trabalhando na noite da festa. Nosso desejo é que as pessoas aproveitem o evento sem excessos, principalmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas", destaca.
 

Prevenção

Quanto à Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids, a participação no evento também já está garantida. O programa marcará presença por meio do Ponto da Prevenção, que fará distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Já a Coordenação de Vigilância Sanitária marcará presença por meio de um trabalho intensivo de fiscalização para garantir a higiene no local. As barracas de comida e os ambulantes que venderão na área da festa serão alertados para manter o bom acondicionamento dos produtos e do próprio estabelecimento. Além disso, um trabalho de conscientização relativo à importância do consumo de produtos alimentícios com boa qualidade será realizado.