Pensando no bem-estar e na garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está montando no espaço da grande festa de Réveillon 2009 uma estrutura toda especial para os conselheiros tutelares da capital. O principal objetivo do serviço é fiscalizar os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e se a lei está sendo respeitada.
Ao todo seis conselheiros estarão presentes na comemoração. A equipe está preparada para solucionar qualquer tipo de incidente relacionada ao público infanto-juvenil. Segundo a conselheira tutelar do 5º distrito, Adriana Silva Moraes, todos os anos esse trabalho é realizado. "Geralmente quando existem estas festas onde se espera um número elevado de pessoas, nossa estrutura é montada para que os conselheiros possam trabalhar com tranqüilidade e as famílias possam aproveitar sem maiores problemas", explicou.
"As maiores ocorrências são relacionadas a crianças e adolescentes consumindo álcool. Quando isso acontece geralmente esses jovens são encaminhados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) para atendimento médico. Por sua vez, o Samu nos passa a informação e nós fazemos a notificação", completou Adriana Moraes. A PMA estima que cerca de 300 mil pessoas estejam presentes na praia de Atalaia, onde será realizada a grande festa.