Brasão de Aracaju completa 54 anos de história

Agência Aracaju de Notícias
10/03/2009 14h36

Faltam alguns dias para o aniversário de 154 anos de Aracaju. Até lá, é importante os aracajuanos conhecerem e homenagearem um dos símbolos mais importantes da cidade: o Brasão de Armas, que completou 54 anos em janeiro, ou seja, é um século mais jovem do que a capital sergipana.

Criado pela lei n° 6, de 27 de janeiro de 1955, o Brasão de Aracaju, como afirma o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet-SE) e historiador Amâncio Cardoso, "pode ser fonte preciosa para conhecermos a história através das simbologias heráldicas e para entender a construção de nossa identidade". Desse modo, o brasão é capaz de fornecer algumas informações relevantes sobre a história da cidade.

"Observando o escudo, pode-se perceber que sua base possui um bico à ponta e ângulos inferiores curvilíneos. Para tal equívoco ser corrigido é preciso que mudem a base do escudo para o formato arredondado. Desse modo, o brasão não passaria mais a falsa idéia de que Aracaju fora colonizada por franceses", revela Amâncio.

Confira a matéria completa no hotsite em comemoração ao aniversário de 154 anos de Aracaju