Edvaldo Nogueira empossa três novos secretários

Agência Aracaju de Notícias
05/05/2009 12h26

Na manhã desta terça-feira, 5, três novos secretários municipais foram empossados pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos. A vereadora afastada Karla Trindade assumiu a Secretaria de Governo, substituindo Bosco Rolemberg, que passou a comandar a Chefia de Gabinete. A ex-secretária dessa pasta, Lucivanda Nunes, assumiu a Secretaria de Controle Interno.

Com as alterações, fica aberta uma vaga na Câmara de Vereadores em função da saída de Karla Trindade e quem assume é Chico Buchinho, que toma posse na próxima quinta-feira, 7. De acordo com o prefeito, o secretariado municipal está formado. "Com essas mudanças de secretários, nós encerramos o que se denominou de reformulação administrativa. Concluímos o ciclo de alterações imediatas", afirmou.

Segundo Edvaldo, o remanejamento possui dois aspectos: um administrativo e outro político. "Com a presença de Karla na administração, vamos mostrar que podemos fazer renovação política, além do que ela, como jovem, tem os olhos no futuro. Bosco é uma das melhores cabeças pensante da política sergipana e também é um homem íntegro. E Lucivanda é uma grande revelação do meu governo", explicou o prefeito.

O prefeito comentou ainda que as mudanças só não foram mais profundas por conta da atual situação financeira do município. "Durante a campanha eleitoral, assumi compromissos com a população e prometi criar a Secretaria de Esportes e Juventude e um órgão da Defesa Civil. Eu precisaria enviar para a Câmara de Vereadores o projeto de criação dessas unidades, mas com a crise econômica isso não é possível no momento", esclareceu.

Em seu discurso de posse, a nova secretária de Governo, Karla Trindade, afirmou serem três seus eixos administrativos: compromisso político, respeito ao interesse da maioria do povo aracajuano e trabalho como instrumento de transformação. "A minha chegada à Secretaria de Governo representa a reafirmação de compromissos já firmados. Por isso enfrentarei a nova tarefa com vontade e coragem e sei que será através do trabalho e de minha dedicação que conseguirei cumprir essa tarefa", declarou.

Emocionada, Karla afirmou que o prefeito Edvaldo Nogueira, de forma direta, representa também o compromisso com o bem-estar do aracajuano, o zelo pela coisa pública, a busca de alternativas inovadoras e o respeito à ética. "Na política, como em todo momento importante da vida, precisamos ter um horizonte a seguir e um lider a acompanhar. O caminho que sigo é de respeito aos interesses do povo de Aracaju e o meu guia nessa caminhada é Edvaldo Nogueira", revelou Karla.

Para a nova secretária de Controle Interno, Lucivanda Nunes, a meta é aperfeiçoar o trabalho que já vinha sido desenvolvido pela ex-secretária Wilza Cláudia Vaz Correia. "Vamos aprimorar o controle no âmbito do município, para que, cada vez mais, os gestores tenham tranquilidade nas suas prestações de contas", disse.

Bosco Rolemberg, que assumiu a Chefia de Gabinete, afirmou que os desafios e a responsabilidade são enormes. "A população de Aracaju vive um momento de renovação e confirmação de expectativas de mudanças que aconteceram para melhor. O desafio é continuar implantando as transformações e concentrando esforços na inovação, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população", justifica.

Secretários

João Bosco Rolemberg Cortes é artista plástico, foi presidente do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB); diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos; presidente da então Fundação Cultural de Aracaju, atualmente Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), de 1993 a 1995; e secretário chefe de gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira, de abril de 2006 a agosto de 2007. Grande ativista político e militante das causas sociais, chegou a ser preso político durante cinco anos na Ilha de Itamaracá (PE).

Lucivanda Nunes Rodrigues é advogada formada pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduada em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). Desenvolveu advocacia privada de 1999 a 2001, foi assessora jurídica da Secretaria Municipal de Administração de Aracaju, de janeiro a setembro de 2001, e é diretora-geral de Recursos Humanos da Prefeitura da capital desde outubro de 2001.

Eleita vereadora de Aracaju no último pleito, Karla Trindade pediu afastamento da Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de Aracaju. Atuou no Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Executiva Regional de Enfermagem e foi presidente e membro da direção nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Na administração do prefeito Edvaldo Nogueira exerceu a função de assessora especial de Juventude, em 2008, sendo responsável pela realização da I Conferência Municipal de Juventude e pelas articulações que resultaram na conquista do passe escolar aos domingos e feriados.

Presenças

Participaram a cerimônia de posse o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Sílvio Santos; a deputada estadual Tânia Soares, representando a Assembléia Legislativa; a vereadora Miriam Ribeiro, representando a Câmara Municipal de Aracaju; o secretário de Infraestrutura Valmor Barbosa, representando o Governo do Estado.

Compareceram ainda os secretários municipais de Participação Popular, Rômulo Rodrigues; da Saúde, Marcos Ramos; de Finanças, Jeferson Passos; da Administração, Daniel Fortes; da Assistência Social, Rosária Rabelo; o procurador geral do município, Luiz Carlos Oliveira; o presidente da Fundat, Carlos Magno; da Emurb, Paulo Costa; da Emsurb, Lucimara Passos; a diretora do Aracaju Previdência, Diva Elen; o diretor geral da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão; além do presidente do PC do B, Halisson Souza e dos vereadores Rosângela Santana, Simone Góis, pastor Jony, Valdir Santos e Fábio Mitidieri.