Ações emergenciais continuam para atender vítimas das chuvas

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2009 17h21
Início > Index.php > Ações emergenciais continuam para atender vítimas das chuvas

Por conta das fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tomou uma série de providências para amenizar os problemas em diversos bairros, sobretudo aqueles localizados em áreas de risco. Foram intensificadas ações de limpeza urbana, assistência social, canalização de águas, prevenção de alagamentos, manutenção da saúde pública e monitoramento das regiões mais afetadas pelo período chuvoso.

Na manhã desta quarta-feira, 20, seis famílias que estavam nos abrigos provisórios no bairro Santos Dumont foram transferidas para casas alugadas pela Prefeitura de Aracaju. Os moradores, da região do Morro do Avião e da Prainha, no Santa Maria, voltaram para suas comunidades em completa segurança para começar uma vida nova.

De acordo com a gerente de Benefícios Emergenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Maria das Graças Oliveira, mais duas famílias mudarão para casas alugadas pela PMA ainda nesta tarde.  "Desde que as chuvas começaram, tivemos 22 famílias vivendo no abrigo coletivo. Hoje, este número baixou para 16", informou.

Segundo Maria das Graças, na medida em que as pessoas passam a desocupar o abrigo, surgem mais vagas para eventuais famílias que possam necessitar do espaço.  A gerente disse ainda que, quando ocorrem desabamentos ou novas áreas de risco são detectadas, o acionamento da Semasc parte da Defesa Civil Estadual, que não registrou até o momento novos desabrigados na capital.

Doação

Muitas das famílias vitimadas pelas chuvas perderam absolutamente tudo e, por conta disso, Maria das Graças solicita que quem puder fazer doações de roupas, calçados e cobertas o façam na Estação Cidadania - anexo ao Palácio Ignácio Barbosa, na praça Olímpio Campos -; ou na Semasc, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos - rua Frei Luiz Canolo Noronha, s/n, Costa e Silva. Para os que quiserem doar móveis, é só ligar em horário comercial para: 3218-7818 / 7863 ou 7816 que um veículo será encaminhado ao local para a devida coleta e distribuição.

Serviços Urbanos

De acordo com a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, além dos serviços habituais já inseridos na programação semanal, vêm sendo disponibilizadas equipes para atendimento emergencial.  "Estaremos em estado de alerta durante todo o período chuvoso", garantiu.

Segundo o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, as equipes estão atendendo desde a zona norte até a zona sul.  "Nesse momento, a prioridade será dada para os casos críticos, como na Avenida Airton Teles, canal Santa Clara (na Zona de Expansão), no bairro Santa Maria", expõe.

Áreas Verdes

Para integrar os serviços de limpeza, a Gerência de Áreas Verdes realiza as atividades de podação. "Com as chuvas constantes e os fortes ventos, recebemos denúncias sobre a situação de algumas árvores na cidade, como a da Praça Olímpio Campos. O nosso serviço é de podar ou, em alguns casos, de retirá-las, a depender do perigo que essas árvores possam causar à comunidade local", explica o gerente Francisco Ney Maia.

Durante a semana passada, a gerência foi acionada para retirada de 15 árvores tombadas e, somente na manhã desta quarta-feira, já foram registrados quatro tombamentos.  O cidadão que constatar algum problema ou situação de risco no bairro causada pelas fortes chuvas, pode ligar para a Central de Atendimento da Emsurb (0800 284 1300) e solicitar o serviço.

Obras e Urbanização

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vem desenvolvendo desde a semana passada ações específicas no conjunto Costa do Sol e no loteamento Atlântico Sul (ambos na região do Aeroporto). No Costa do Sol estão sendo desobstruídas travessias de bueiro do canal, que interliga as águas com as do canal da avenida Heráclito Rolemberg. 

Já no loteamento Atlântico Sul a Emurb está abrindo valetas para escoar as águas de terrenos baldios. Em ambos os lugares o trabalho é diário - desde a semana passada - dando a assistência necessária às famílias até que os problemas sejam minimizados.  No total, dez operários estão mobilizados com equipamentos e máquinas para atenuar o quadro.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está preparada para auxiliar as pessoas vitimadas pelas fortes chuvas.  Atualmente as 16 famílias abrigadas num espaço coletivo providenciada pela PMA no bairro Santos Dumont estão sendo atendidas pela Unidade Básica de Saúde da região - a UBS José Machado de Souza. Agentes de saúde e demais profissionais da unidade visitam diariamente o abrigo com o objetivo de prestar atendimento às famílias.