Discutir e destacar a trajetória de nomes consagrados da música nordestina e disseminar o autêntico forró. Esses são os objetivos do Fórum do Forró, que na 8ª edição do evento homenageia o cantor e compositor Jorge de Altinho. O evento acontece nesta segunda-feira, 15, a partir das 19 horas, no teatro Tobias Barreto, e será transmitido ao vivo através do site http://www.alfamatv.com.br/funcaju/forumdeforro2009/. Outra alternativa é acessar o hotsite especial do Forró Caju 2009 e clicar no banner do Fórum do Forró.
O público-alvo é formado por músicos, artistas, jornalistas, pesquisadores, estudantes e admiradores da cultura nordestina. Este ano o tema é ´O forró de Jorge de Altinho e a inovação dos metais no Forró´. O homenageado vai participar dos debates e, ao final, fará um show especial. Estima-se que, a exemplo dos anos anteriores, cerca de 1.500 pessoas participem do evento. Nesta edição, o público vai contar com uma área de convivência, na qual estarão à disposição vários materiais relacionados à cultura popular, a exemplo de cordéis, livros e CDs.
Para o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, o fórum é indispensável para a manutenção da matriz cultural do Nordeste. "O evento reflete a cultura e faz com que a tradição não se acabe. Ele se caracteriza como elemento de resistência e renovação", ressalta.
O evento integra a programação dos festejos juninos da capital sergipana e conta com o apoio do Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Fórum na internet
Além de assistir ao Fórum ao vivo, através do endereço http://www.alfamatv.com.br/funcaju/forumdeforro2009/ também será possível enviar perguntas aos participantes em tempo real. As dúvidas e os comentários devem ser enviados durante o debate para que sejam encaminhados à mesa.
A iniciativa permite a participação de internautas de Sergipe, de outros Estados e até mesmo do exterior. De acordo com o organizador do Fórum, Paulo Corrêa, a internet é uma ferramenta que possibilita uma maior interação do público. "Poder acompanhar virtualmente o Fórum do Forró desperta no internauta o interesse pelo assunto e o convida para as próximas edições", explica.
Homenageado
Pernambucano de Olinda com 28 anos de carreira, 300 músicas e 38 discos, o cantor e compositor Jorge Assis de Assunção, mais conhecido como Jorge de Altinho, é uma das maiores referências do forró na atualidade.
Sob a influência do cancioneiro regional, do barro e do couro, foi o primeiro músico do gênero a introduzir metais no forró, mantendo a originalidade e o ritmo. Como compositor, assinou diversas canções interpretadas por renomados nomes da música brasileira, a exemplo de 'Petrolina Juazeiro', gravada por Fagner, Alceu Valença, Trio Nordestino e outros.
Programação
Dia 15 de junho
Local: Teatro Tobias Barreto
19h - Cerimônia de abertura
19h30 - Palestra: 'O Forró de Jorge de Altinho e a Inovação dos Metais no Forró'
Palestrante: Jorge de Altinho (Recife/PE)
20h - Depoimentos:
- Petrúcio Amorim (Recife/PE - cantor, compositor e parceiro de Jorge de Altinho, autor dos sucessos 'Confidências', 'Devagar', 'Menino de Rua', 'Anjo Querubim' e 'Cidade Grande')
- Maciel Melo (Recife/PE - cantor e compositor, autor dos sucessos 'Que Nem Vem-Vem', 'Caboclo Sonhador', 'Nos Tempos de Menino', 'Não é Brincadeira' e 'Meninos do Sertão')
20h40 - Debate sobre o tema da palestra
21h10 - Show com Jorge de Altinho e participação especial da Orquestra Sanfônica
* Mais informações: 3179-3695