Na manhã desta segunda-feira, 10, tomou posse o novo secretário municipal de Comunicação de Aracaju, o jornalista e ex-diretor de redação do Jornal da Cidade, Marcos Cardoso, que ocupa o lugar do publicitário Rafael Galvão. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a presença de personalidades do mundo político e jornalistas. Confira abaixo o discurso de posse:
"Senhor prefeito Edvaldo Nogueira, demais autoridades, familiares, amigos aqui presentes.
Minha filha mais nova, Paulinha, escreveu uma carta para mim, ontem, para dizer que me ama, que eu sou o melhor pai do mundo e, principalmente, que está muito orgulhosa pelo profissional que eu sou e por ter sido convidado para o cargo que assumo hoje. Carol, a mais velha, pensa a mesma coisa. Como se vê, é grande a minha responsabilidade.
Mas, sem nenhuma imodéstia, o sentimento é esse mesmo, de orgulho. Orgulho pela certeza do dever cumprido, porque procurei sempre dar o meu melhor, e acho que de alguma forma consegui realizar o mínimo satisfatório; e orgulho por ter sido convidado e ter aceitado essa importante tarefa que me propõe o prefeito Edvaldo Nogueira.
Aceitei o convite agora, senhor prefeito, porque chegou a hora. Queimei etapas, alcancei muito dos meus objetivos, transformei em realidade alguns sonhos que sonhei, e este é o momento certo de trilhar novos caminhos, de encarar um desafio novo. É talvez o maior desafio da minha vida profissional, mas eu não tenho medo e gosto de desafios.
Como todos sabem, eu sou um jornalista talhado nas redações, sempre trabalhando no fechamento diário de edições, quase sempre na iniciativa privada. Toda a vida lutando na trincheira da liberdade de expressão. E guerra é guerra, você vence uma batalha, perde outra... Mas posso garantir que, na maioria das vezes, eu e meus companheiros e companheiras vencemos.
Agora dou uma guinada na minha vida profissional e assumo um cargo importante no poder público. Nesse negócio neurótico, mas gostoso e necessário que é a comunicação de massa, mudo de lado do balcão: deixo de ser consumidor para ser fornecedor de notícia. Ou, como diz o chavão, agora serei vidraça, quando antes era estilingue (estilingue não, baleadeira mesmo, que era como chamávamos quando vivíamos dando pedradas na Vila Militar, sítio dos Curvelo, e na Atalaia Nova - hoje eu não mato nem mosca, sou quase um eco chato).
Aceito esse desafio, prefeito, ciente das dificuldades que enfrentarei, mas certo de que os ventos me são favoráveis. Inclusive porque assumo uma Secretaria de Comunicação com uma estrutura bem montada, pessoal qualificado, organizada pelo grande profissional que é Carlos Cauê, cujo trabalho foi mantido por Rafael Galvão. Depois porque, desde que começou este milênio, os ventos da mudança que sopram em Aracaju este ar puro que se respira democraticamente na cidade e na gestão municipal me dão a certeza de que esta prefeitura tão realizadora e esta cidade tão bela facilitarão o meu trabalho.
Mas os ventos me favorecem principalmente porque eu acredito no prefeito Edvaldo Nogueira. Primeiro devemos acreditar, né? E eu acredito. Sempre tive uma grande simpatia pelo prefeito Edvaldo Nogueira, uma simpatia gratuita - e ele sabe disso - certamente porque ele tem imensas qualidades. A primeira é a simplicidade, é o jeito sincero e desarmado de se dirigir às pessoas, a todas as pessoas, sem arrogância, sem afetação... Depois é a inteligência e a perseverança, que fazem dele um político obstinado e realizador.
Claro que dirigir os destinos de Aracaju não é pouco, mas tenho a impressão de que Edvaldo Nogueira chegará mais longe, porque ele é um grande executivo, tem realizado uma grande obra e, com a sua obstinação, terá pavimentado um caminho de grandes possibilidades. E por fim, mas não por último, eu acredito em Edvaldo Nogueira porque ele é honesto. Parece bobagem dizer isso, né? Afinal "isso não é qualidade, é obrigação". Mas meus amigos, quando vemos tantos políticos repetirem aqueles velhos erros de sempre, a corrupção e a impunidade, essa "obrigação" tem que ser exaltada.
Obrigado, prefeito Edvaldo Nogueira. Obrigado por me convidar a integrar esse projeto, inserido num projeto maior capitaneado pelo governador Marcelo Déda. Tenha paciência comigo, prefeito, e saiba que eu darei tudo de mim para engrandecer o trabalho que está sendo feito na Prefeitura de Aracaju, e que tem como objetivo o bem do povo desta querida cidade. Agradeço a minha mulher, Nadia, e minhas filhas. Obrigado meus pais, Luiza e Cardoso, e meus irmãos. Obrigado a todos."