I Seminário de Doenças e Agravos não Transmissíveis começa nesta quinta

Saúde
15/10/2009 08h36
Início > Index.php > I Seminário de Doenças e Agravos não Transmissíveis começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira, 15, o I Seminário de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), que tem como tema central ‘Desafios para a Saúde Pública no século XXI'. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e vai até sexta-feira, 16, no Hotel Parque dos Coqueiros. A abertura acontece às 14 horas.

O objetivo do seminário, que irá reunir cerca de 400 profissionais de saúde pública de Aracaju, é disseminar informações e discutir o contexto atual das DANT, em uma perspectiva de promoção da saúde. Segundo a coordenadora de DANT da SMS, Sayonara Carvalho, serão debatidos temas ligados às ações já realizadas pelo núcleo, como prevenção ao tabagismo, violência familiar e alimentação saudável.

"O sistema é interligado com outras frentes de ação da prefeitura. Uma das causas do recebimento do título de ‘capital da qualidade de vida' por Aracaju foi a presença de um sistema de saúde preocupado com a prevenção", destaca Sayonara.

Além dos órgãos vinculados à SMS e do Ministério da Saúde, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também participará do evento, dando orientações sobre violência no trânsito.


Confira a programação do evento:


Quinta-feira, dia 15

13h Credenciamento
14h Cerimonial de abertura
14h30 Conferência: Políticas Públicas de Vigilância de DANT. Da evidência à Intervenção - Cheila Marina e Lima (Consultora Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes/CGDANT-MS)
15h30 Coffee Break
16h Mesa Redonda:
*Práticas preventivas de combate a DANT - Bráulio Alcântara (Responsável pelo Núcleo de Atividade Física do DANT)
*Atividade física como fator de proteção à saúde - Prof. Dr Antônio Cabral (NUPAFISE/UFS)
*Alimentação saudável - Prof. Dra. Raquel Mendes (Coordenadora do Núcleo de Nutrição/UFS)
17h30 Conferência: Políticas Públicas de Alimentação Saudável - M. Sc. Maria Bertolin (Técnica do MS)
18h30 - Atividade Cultural

Sexta-feira, dia 16

8h Mesa redonda:
*Fatores de risco e exposição para DANT - Sayonara Carvalho
*Obesidade: Dra. Naira Horta (Endocrinologista SMS)
*Álcool e outras drogas: Dra. Maria Helena Ávila Lima (Psiquiatra do CAPS AD)
*Tabagismo, um eterno desafio: Dr. José Barreto Neto (Preceptor do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário/UFS)
10h Coffee Break
10h30 Conferência: "Políticas públicas de monitoramento e combate ao câncer". Dra Liz Maria Almeida (Gerente da Divisão de Epidemiologia do Coprev/Inca)
11h30 Intervalo para o almoço
14h Mesa redonda
*Enfrentamento à violência - Dra. Cleide Carvalho (Responsável técnica pelo Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Cultura da Paz da SMS)
*Violência contra a criança e o adolescente - Dra. Maria Conceição Rollemberg (Promotora de Justiça)
*Violência contra a mulher - M.Sc. Neusa Nunes Malheiros (Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres/SE)
*Violência contra a pessoa idosa - Dr. Antônio Cláudio das Neves (Presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade /Aracaju)
*Violência no Trânsito - Dr. Antônio Samarone (Superintendente da SMTT)
16h Intervalo
16h30 - Conferência: "Políticas públicas na prevenção à violência e promoção da cultura de paz" - Cheila Marina de Lima (Consultora do MS)
17h30 - Encerramento