Bandas locais têm destaque especial no último dia do evento

Cultura
08/02/2010 02h15

A música sergipana teve um espaço privilegiado durante todo o Projeto Verão 2010. Na última noite a atenção aos artistas locais foi ainda maior. O palco alternativo, voltado exclusivamente para músicos do estado, contou com Café Pequeno, Kleber Melo e Dekola além do DJ Lukinhas. No palco principal apresentaram-se a banda pernambucana Nação Zumbi e mais três grandes nomes da cena musical sergipana: Marco Villane, Sulanka e Reação.

Desde o início da programação artístico cultural do projeto com a Rua da Cultura na segunda, 01, ficou claro que neste ano a música sergipana participaria mais ativamente da festa. Entre os artistas locais que subiram ao palco principal neste domingo, 08, foi unânime o reconhecimento da importância da atuação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para o atual momento de efervescência artística no estado.

O cantor Marco Villane, que já possui em sua carreira três discos gravados, foi o primeiro a se apresentar. “Há muitas pessoas no estado que estão começando na música e são muito boas. Por isso eventos como esse são tão positivos, pois são espaços para a divulgação desses artistas que assim terão oportunidade de crescer", diz o cantor.

“Maria Scombona tem um grande sucesso e um número de fãs muito alto, Naurêa adquiriu reconhecimento inclusive fora do país, Patrícia Polayne é hoje uma artista premiada. Estes são apenas alguns exemplos de que os resultados estão aí. Está muito claro que tem surgido e crescido a demanda de música local em nosso público. E é inegável que esta é uma demanda que a Prefeitura ajudou a consolidar”, observou o cantor.

Participação

O ator e bailarino Estevão Andrantos também elogiou a forte participação de músicos sergipanos no evento. “Não se pode deixar que a arte local tenha projeção apenas fora do estado. É preciso valorizar o que é da terra. Essa participação, além de muito válida para os artistas, também é muito boa para o público”, opina Estevão, que veio ao último dia de festa especialmente para assistir o show da banda Sulanka, terceira atração da noite.

Depois de Nação Zumbi foi a vez de Sulanka levantar o público com sua música feita de misturas de estilos, como samba de coco e reisado. A apresentação contou também com canções do novo álbum, ‘Etnotrônico’. “As músicas do nosso novo disco são resultado de um grande trabalho de pesquisa. Elas misturam o eletrônico com a música ética, folclórica, afro descendente e indígena”, conta Jorge Ducci, vocalista da banda, que também homenageou o artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário.

A programação do Projeto Verão 2010 foi encerrada ao som de Reação. A banda de reggae, que este ano completa 10 anos de formação, foi a última a se apresentar e segurou o público na praia de Atalia até o fim da festa. Para o vocalista Júnior Moziah, a participação da banda no projeto é uma vitória maior ainda. "As letras de reggae têm um cunho forte de contestação e de crítica social, política e cultural. Ter a chance de tocar aqui mostra o quanto este é um espaço aberto. A festa só tem crescido e evoluído, e por isso estão de parabéns seus idealizadores e organizadores".

Confira o hotsite do Projeto Verão 2010