Prefeito reinaugura escola no Mosqueiro

Educação
11/05/2010 06h48
Início > Index.php > Prefeito reinaugura escola no Mosqueiro

"Agora as crianças do Mosqueiro terão um ensino de qualidade. Uma educação como milhares de pais sonharam um dia". Com essas palavras, o prefeito Edvaldo Nogueira deu um grande passo rumo ao desenvolvimento da qualidade de ensino em Aracaju na noite desta segunda-feira, dia 10, ao inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, localizada na Rodovia dos Náufragos, bairro Mosqueiro, totalmente reformada e ampliada.

Orçada em R$ 916 mil e reconstruída com recursos próprios através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a nova unidade de ensino foi recebida com aclamação pela comunidade do povoado Robalo e adjacências. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a obra inicia um ciclo inédito para a população que mora na zona de expansão de Aracaju.

"O maior orgulho de inaugurar essa escola é o de ver o quanto acertamos em priorizar a zona de expansão em nosso cronograma de melhorias. Além da ponte Joel Silveira e dos serviços de recapeamento asfáltico, viemos agora mostrar que a Prefeitura está preocupada com a educação de nossas crianças que vivem no Mosqueiro", afirmou o prefeito.

O prefeito aproveitou para informar que planeja mais investimentos na região. "Estou com viagem marcada a Brasília para apresentar projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento [PAC 2], e a maioria deles será concretizado no Mosqueiro", complementou Edvaldo Nogueira diante de milhares de famílias que fizeram questão de prestigiar o evento.

Para Edvaldo, a educação é um dos maiores legados que ele pode deixar para Aracaju. "Tudo o que sou hoje eu devo à educação que recebi. E, ao inaugurar essa nova escola, tenho fé de que aqui serão formados milhares de cidadãos dignos e trabalhadores. O maior patrimônio que eu posso deixar enquanto prefeito dessa cidade são os investimentos em educação. E posso afirmar que em nenhuma escola particular da capital será encontrada uma estrutura como essa", destacou.

Estrutura

Com 1.460 m2 e 11 confortáveis salas de aula, a EMEF Tenisson Ribeiro conta ainda com biblioteca, sala de audiovisual, área de recreação, laboratório de informática e um amplo e bem organizado setor administrativo. Além disso, a escola se destaca por oferecer condições igualitárias de acesso a todas as crianças, cada uma com suas necessidades específicas.

Em todo o chão da unidade de ensino foi implementado um piso tátil para facilitar o acesso aos deficientes visuais e um elevador, construído especialmente para as crianças cadeirantes. Para a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, que já foi coordenadora da unidade de ensino no ano de 1981, as mudanças são visíveis.

"Na minha época de coordenadora, a rua não era sequer pavimentada. Fazíamos o maior sacrifício para vir trabalhar. Mas agora as coisas mudaram radicalmente, e fico muito orgulhosa, enquanto professora, por testemunhar esse acontecimento de hoje. É a realização de um sonho pra muitos professores, pais e crianças da comunidade. Isso mostra o quanto o prefeito prioriza a educação em Aracaju, além da valorização que a sua gestão dá ao bairro Mosqueiro, anteriormente esquecido por muitos", afirmou a secretária.

Aulas

As aulas da Escola Municipal Tenisson Ribeiro terão início na próxima segunda-feira, dia 17 de maio, nos turnos da manhã, tarde e noite. Com 500 alunos de faixa etária entre quatro e cinco anos já matriculados, a escola terá 24 turmas - 11 pela manhã, 11 à tarde e mais duas à noite.

Segundo a coordenadora geral da instituição, Enalva Santana Santos, administrar a nova escola não será uma tarefa fácil. No entanto, ela garante que, com a ajuda da Prefeitura de Aracaju e dos moradores, a educação do bairro Mosqueiro dará um salto de qualidade.

"Eu já coordenei essa escola e posso dizer que a comunidade daqui é maravilhosa. E com essa nova estrutura, tenho certeza que muitos pais terão orgulho em participar das atividades e decisões. Sabemos o peso da responsabilidade, mas sei que dará tudo certo, pois os investimentos da PMA em educação são nítidos", afirmou Enalva.

A estudante Roseane Santos Rodrigues mora em frente à escola e conta os dias para as aulas começarem. "Meu filho tem dois anos, ainda não estuda. Mas no próximo ano, faço questão de matriculá-lo aqui. É só atravessar a rua. Além disso, essa escola valorizou muito o local, para nós, que moramos aqui no Robalo, é maravilhoso. Essa região precisava meso de uma escola decente", afirmou a estudante.

Cuidados

Antes de visitar cada cômodo da nova escola, o prefeito Edvaldo Nogueira pediu a colaboração de todos para que os recursos municipais não sejam destinados em vão. "Nós investimos quase R$ 1 milhão na reconstrução dessa escola, para que a comunidade possa contar com o melhor da educação. Mas nada disso adiantará se as pessoas não tiverem cuidado com o patrimônio", lembrou.

"Cada recurso que gastamos com reforma de materiais danificados, é uma obra a mais que a PMA deixa de fazer em benefício da população. Então, vamos ter consciência e entender que escolas como essa são construídas com o dinheiro que a própria comunidade paga de impostos", complementou o prefeito.

Presenças

Estiveram presentes à inauguração da escola o vice-prefeito da capital, Silvio Santo e os secretários Marcos Cardoso (Comunicação Social), Dulcival Santana (Planejamento), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Karla Trindade (Governo), Bosco Rolemberg (Gabinete), Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania) e Antônio Samarone (Saúde). Também prestigiaram o evento os presidentes da Emurb, Paulo Costa, e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite.

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, representou o governador do Estado, Marcelo Déda, enquanto o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, compareceu em nome de todos os vereadores. Também compareceu à inauguração a vereadora Rosângela Santana.