Bicicleta é transporte sustentável e seguro

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2010 10h26

A bicicleta é um dos meios mais seguros para se locomover na cidade de Aracaju. De acordo com estatísticas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em 2009 apenas 9,78% do acidentes fatais envolveram ciclistas. A principal vantagem está relacionada à velocidade que um ciclista pode alcançar, bem inferior à velocidade média de carros e motos.

Dados registrados pela SMTT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - Aracaju), Instituto Médico Legal (IML), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Justiça Volante contabilizam 92 vítimas fatais em acidentes de trânsito ocorridos na capital no ano passado. Desse total, 31,6% eram pedestres; 46,7% estavam em motocicletas, motonetas ou ciclomotores; 11,9% estavam em automóveis, caminhonetes ou micro-ônibus e apenas 9,78% eram ciclistas.

De acordo com coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda, estima-se um total de 40 mil ciclistas na ruas de Aracaju. Em 2009 o Detran calculou 41.089 motocicletas, motonetas e ciclomotores circulando na capital. No primeiro semestre de 2010, em Aracaju, o trânsito fez 45 vítimas fatais e somente 9% eram ciclistas. Do total, 31% eram pedestres; 35% estavam em motocicletas, motonetas ou ciclomotores e 24% estavam em automóveis, caminhonetes ou micro-ônibus. Esses números contradizem o mito de que as pedaladas urbanas devem ser evitadas ou temidas.

Além de não atingir altas velocidades, o ciclista consciente geralmente sai de casa utilizando equipamentos de segurança. Capacetes e luvas são sempre recomendados para proteção em caso de acidente. De acordo com o cicloativista e professor de educação física Luciano Aranha, é importante não reforçar o coro de que andar de bicicleta é perigoso. "Acredito que a utilização de cotoveleira e joelheira não é necessária. Afinal, nem mesmo em competições esse equipamento é utilizado", afirma. Ainda segundo ele, é preciso atentar para as roupas, que devem ser leves e confortáveis, combinadas com o uso de tênis.

Ecológico

A bicicleta é um meio de transporte limpo: não emite gases poluentes ou ruídos, colabora para o aprimoramento físico e para a promoção da saúde, pois melhora a condição cardio-respiratória daqueles que a utilizam regularmente. Considerando sua circulação e armazenamento, ela ainda apresenta a vantagem de ocupar pouco espaço físico, contribuindo para a fluidez no trânsito.

Além disso, de acordo com o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Cesar Góis Paiva, o ciclista precisa se conscientizar de que sua bicicleta é um veículo como outro qualquer. "Ele exige atenção e respeito à sinalização e às regras de circulação", ressalta. Para evitar acidentes, pequenas providências, como usar roupas claras ou de cores vivas, adotar uma conduta regular e previsível no trânsito e obedecer a sinalização, contribuem para a segurança do próprio ciclista. É necessário também ficar atento para não cometer infrações, como circular na contra-mão de direção ou sobre calçadas.

Estrutura e infração

As condições geográficas da capital são trunfos para os ciclistas. Aracaju é uma cidade de pequenas proporções, de relevo pouco acidentado, de clima agradável e tem aumentado, por meio de investimento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sua malha cicloviária. Atualmente são 62 km de ciclovias e ciclofaixas.

Outro investimento que vem sendo feito pela PMA para melhorar a estrutura para os ciclistas é a construção de bicicletários em pontos estratégicos, como no Centro da cidade. Ainda assim é necessário um investimento das empresas para a instalação de bicicletários particulares e vestiários para que os funcionários possam tomar banho ao chegar ao local de trabalho.