PMA e Conselho da Criança e do Adolescente empossam novos conselheiros tutelares

Assistência Social e Cidadania
05/11/2010 10h40

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão que recebe apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou no final da tarde dessa quinta-feira, 4, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares do 1° Distrito de Aracaju, eleitos no pleito realizado no dia 18 de abril. A solenidade aconteceu no Espaço Permanente de Capacitação dos Trabalhadores da Assistência Social, localizado na Estação Cidadania, Centro.

Antes de serem empossados, os conselheiros participaram de uma capacitação promovida pelo CMDCA e pela Semasc. A conselheira reeleita com  919 votos, Maria José Duarte, não escondeu a felicidade de ter sido mais uma vez escolhida e disse que já faz projetos de combate à violência. "A emoção é muito grande porque estou vendo o meu trabalho sendo reconhecido pela comunidade. Pretendemos, nesse próximo mandato, trabalhar mais com as escolas, com nossas crianças e adolescentes, porque a violência está muito grande nesse setor", afirmou.

Há 6 anos, Kadja Ferreira almeja o cargo de conselheira tutelar. Agora, com seu objetivo alcançado, ela promete atuar em favor da criança e do adolescente. "Minha felicidade é inexplicável. Só posso expressar através do sorriso. Tenho agora vários desafios na minha comunidade e em todo o primeiro distrito. Vou fazer tudo em prol da criança e do adolescente", assegurou.  

Fortalecimento

A secretária adjunta da Assistência Social e Cidadania, Edvaneide Souza Paes Lima, ratificou a importância dos Conselhos Tutelares no combate efetivo da violência contra os jovens. "Esta tarde representa mais um avanço na política de assistência social, dando ênfase e importância ao controle social. Na política da criança e do adolescente, é muito importante que a gente dê cada vez mais espaço para que os Conselhos Tutelares se fortaleçam, visto que esse organismo é importantíssimo para coibir os abusos contra a criança e o adolescente", disse.

O presidente do CMDCA, Robson Anselmo, desejou boas vindas para os novos conselheiros empossados e destacou a importância do trabalho coletivo e do esforço continuado. "Desejamos boas vindas para quem está chegando e que o trabalho seja coroado de êxito, não somente na perspectiva individual, e sim na perspectiva da coletividade. Ainda há muito que fazer, e precisamos cada vez mais de um exército de pessoas fortalecido, com homens e mulheres comprometidos com a causa da infância e da adolescência", pontuou.