Prefeito autoriza obra de contenção de encosta

Agência Aracaju de Notícias
09/12/2010 11h19

Na manhã desta quinta-feira, 9, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço para a execução de obras de retenção de encostas que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores do Bairro América. A obra, autorizada em coletiva no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, está orçada em mais de R$ 714 mil com recursos próprios do município.

A área é considerada de risco por conta de iminência de deslizamentos em períodos de chuva intensa. Segundo o prefeito, o investimento em retenção de encostas é mais uma medida para solucionar problemas causados pelo acúmulo de água pluvial na cidade, o que acontece, principalmente, a partir do mês de abril.

"Em Aracaju não existe uma forma de resolver 100% dos problemas de drenagem pluvial, devido ao relevo da cidade, que é plano e abaixo do nível do mar em algumas áreas. Quando a maré está cheia e chove, certos pontos ficam alagados, mas já conseguimos diminuir cerca de 80% dos problemas de alagamentos na cidade, pois temos feito um trabalho muito bom de manutenção", garante Edvaldo Nogueira.

Além da obra de contenção no Bairro América autorizada hoje, outras sete encostas em Aracaju também têm projetos já aprovados, com recursos da ordem de R$ 5 milhões. "Mapeamos as encostas que estão em maior área de risco e apresentam mais problemas durante as chuvas e aprovamos os projetos junto ao Governo Federal", explica o prefeito.

Prevenção

As obras de contenção de encostas, assim como o trabalho de limpeza de canais e desobstrução de redes realizado frequentemente pela Prefeitura de Aracaju, são ações que têm como objetivo prevenir possíveis acidentes, de acordo com o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana.

"Isso tem um impacto positivo para a cidade, pois são obras de prevenção contra possíveis catástrofes. Essa retenção das encostas vai prevenir acidentes urbanísticos como deslizamentos de terra e desmoronamentos de residências", afirma o secretário.

Estrutura

O projeto do Bairro América inclui a construção de muro de contenção com patamares para desviar o escoamento, evitando o acúmulo de água da chuva na parte superior do morro. Toda a obra será revestida com grama, para evitar que o solo ceda e cause possíveis deslizamentos de terra.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, a previsão é de que a obra esteja pronta em 90 dias. "Com essa contenção, o Bairro América vai ser mais um ponto de Aracaju com o qual poderemos ficar despreocupados quando um volume grande de chuva atingir a cidade", acredita Paulo Costa.