Prefeitura irá garantir limpeza do Pré-Caju

Serviços Urbanos
11/01/2011 11h43

Durante a realização do Pré-Caju, que acontece entre os dias 20 a 23 de janeiro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), irá disponibilizar uma grande estrutura de limpeza que visa garantir a qualidade da festa aos milhares de foliões. “Diariamente após o evento serão mobilizados 300 agentes de limpeza, divididos em 25 equipes, que farão todo o recolhimento de lixo ao longo da avenida Beira Mar e ruas adjacentes”, informa o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.

O serviço de limpeza disponibilizado pela prefeitura é uma das ações de apoio à realização do Pré-Caju. De acordo com Roberto Gomes, a varrição e a capinação serão iniciados nesta quarta-feira, 12, com o objetivo de preparar e antecipar a limpeza nos bairros próximos ao local da festa . “Amanhã as equipes estarão na 13 de Julho, São José, Salgado Filho, Grageru e Jardins, além de toda a avenida Beira Mar”, registra.

A limpeza nos dias que antecipam o Pré-Caju contará com o apoio de 156 agentes, distribuídos em 13 equipes. “É um regime de mutirão que visa realizar a limpeza dos bairros onde o fluxo de pessoas é grande”, disse Roberto Gomes. “Também teremos uma equipe que irá atuar de maneira específica no recolhimento de resíduos acumulados em toda a extensão do mangue da avenida Beira Mar”, acrescenta.

Durante os dias de festa a limpeza começará a partir das 6 horas da manhã do dia seguinte. “Como existe uma grande produção de lixo no dia do evento, estaremos mobilizando 300 agentes para realizarem o recolhimento desses resíduos com o apoio de cinco caminhões compactadores, cinco caçambas e cinco caminhões pipa”, ratifica. “Esses caminhões pipa farão a lavagem de toda a avenida com a utilização de sabão geléia e desinfetante, garantindo ao folião a certeza de um espaço limpo e com qualidade”, enfatiza.

Banheiros químicos

Para este ano a Prefeitura de Aracaju distribuirá, em diversos pontos da avenida Beira Mar, 200 banheiros químicos. “Foi pensando no conforto do cidadão que este ano a prefeitura resolveu aumentar a quantidade de banheiro químicos, colocando à disposição mais 50 unidades desses equipamentos”, ressalta a gerente de Abastecimento, Silvana Gomes.

A conservação e monitoramento dos banheiros químicos também são realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb. “Existem fiscais que acompanham todo o trabalho, desde o local onde são disponibilizados até a limpeza diária. A cada 10 banheiros temos a presença de uma pessoa que orienta e verifica as demandas existentes”, disse Silvana. “Diariamente a empresa contratada para o serviço realiza a limpeza desses banheiros químicos com detergentes e desinfetantes adequados à ocasião”, finaliza.