Prefeitura coleta mais de 49 mil pneus em 2011

Saúde
27/12/2011 09h48

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém o programa de coleta, armazenamento e repasse de pneus em desuso. De janeiro a novembro de 2011, o programa recolheu 49.573 pneus, 11,27% a mais que no ano passado. 

Segundo dados do Programa Municipal de Controle da Dengue, o lixo e os resíduos sólidos como pneus, latas e garrafas permaneceram como um dos criadouros com menor risco de dengue na capital em 2011, com o percentual de 4,8%, dos locais de foco de larvas. De acordo com a coordenadora do Programa, Taíse Cavalcante, o baixo índice dos lixos e resíduos encontrados nas ruas é reflexo da ação intersetorial entre SMS e Emsurb.

"Com as variações climáticas de tempo quente e chuva em poucos dias um pneu acumulando água pode se tornar lugar ideal para o surgimento das larvas do mosquito da dengue. Por isso é de extrema importância realizar a coleta dando a destinação final correta desses materiais", enaltece Taíse Cavalcante.

No início de novembro desse ano aconteceu a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), realizada em Brasília. Na mostra Aracaju ficou entre as três melhores experiências no controle da dengue no Brasil.

"O trabalho realizado durante todo o ano, pela Secretaria Municipal de Saúde, através de ações da força-tarefa em parceria com a Emsurb e Emurb, de segunda a sábado, das 8h às 17h, coletas de pneus de segunda a sexta, visitas domiciliares, bloqueio de casos e os seis Levantamentos do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foram fundamentais para que Aracaju alcançasse esse excelente desempenho esse ano", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Pontos de coleta

Qualquer pessoa pode colaborar e para fazer o cadastramento de pontos coletores de pneus. O programa atende à resolução número 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.  Para buscar informações, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone (79) 3179-3565 ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.

A coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina e ferro velho. O caminhão da SMS passa semanalmente pelos locais recolhendo os pneus, que são repassados ao Ecoponto da cidade, localizado no bairro Santa Maria. Lá, o material coletado é repassado para Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), que realiza a reciclagem.