Agentes de Saúde promovem 1ª Mostra de Práticas Integrativas

Saúde
29/12/2011 08h41

Durante toda esta quarta-feira, 28, aconteceu a 1ª Mostra de Práticas Integrativas em Saúde organizada pelos agentes comunitários que formam a Oficina Pedagógica Educar é Aprender da Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, zona Oeste da capital. Atividades envolveram funcionários e comunidade durante todo o dia.

A sala de espera da Unidade ficou toda decorada com a exposição das fotografias e trabalhos realizados ao longo do ano pelos agentes comunitários de saúde. Pela manhã, a gerente da unidade, Lijane Oliveira, realizou abertura do evento. As primeiras atividades foram sessões de massoterapia e reflexologia, que consiste em uma massagem relaxante em áreas especifica dos pés, feito pelos próprios agentes de saúde.

No período da tarde, trabalhadores e pacientes se envolveram em dinâmicas de grupo, terapias comunitárias e uma atividade conhecida como ‘corredor do cuidado', que trabalhou com a saúde emocional dos participantes. O coordenador da Oficina Educar é Aprender, Carlos Augusto, ressalta que essas atividades são fruto do trabalho realizado ao longo do ano de 2011 que trabalha com o lema básico da prevenção das doenças. "Aqui em nosso grupo todos os integrantes desempenham atividades essenciais para o funcionamento. Seguimos o calendário de trabalho da secretaria, mas acrescentamos atividades a fim de fazer o diferencial em nossa região", destaca Carlos Augusto.

Para a usuária da USF, Eutália Oliveira, 35, o convite feito pelas agentes para participar das atividades valeu a pena e vem em encontro às suas necessidades de tratamento. "Essa é a primeira vez que participo das atividades desse grupo e já estou gostando muito. Trabalhar com o emocional da pessoa faz muito bem, pois a maioria das doenças é resultado da nossa cabeça. Aqui eu estou sendo ouvida e tendo a oportunidade de compartilhar meus problemas. Quero sair daqui renovada", expressa a usuária.

Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, esse trabalho de práticas integrativas vem somar os esforços realizados pela gestão de oferecer diferentes frentes de saúde para a população aracajuana. "Exemplos como esse, onde os agentes locais qualificados oferecem mais uma opção de acolhimento do paciente da rede pública, reforçando a orientação, contribui para a melhor qualidade de vida tanto dos funcionários quanto da comunidade", enfatiza.

Oficina Educar é Aprender

A Oficina Educar é Aprender é formada por nove agentes comunitários de saúde, da USF Edézio Veira de Melo que desenvolvem diversas atividades com a comunidade com o objetivo de prevenção e promoção da saúde. Das atividades lúdicas às terapias comunitárias proporcionadas de forma gratuita, os agentes já participaram de diferentes eventos estaduais a até nacionais onde mostraram o trabalho. Através de uma parceria entre SMS e o Movimento Popular em Saúde, os agentes são qualificados para aplicar tratamentos integrativos na população.

Para se manter atualizado com as atividades da Oficina, acesse: http://educareaprender.blog.com/