Agentes ambientais visitam moradores no Conjunto Beira Mar

Serviços Urbanos
28/05/2013 10h10

Poderia ter sido mais uma semana habitual para os moradores dos conjuntos Beira Mar I e II, se na última segunda-feira, 27, agentes ambientais e técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) não tivessem iniciado o projeto que leva de porta em porta informações sobre a preservação ambiental e a importância de não descartar o lixo orgânico nas ruas.  A região localizada no Bairro Atalaia recebe o programa Cidadão Consciente, Cidade Limpa durante toda esta semana.

De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, o objetivo da ação é fortalecer a prática da coleta seletiva já consolidada no bairro. "O Beira Mar é uma das regiões pioneiras quando se fala em coleta seletiva, e pensando nisso é que decidimos fortalecer em um contato mais próximo com os moradores esta prática tão importante. Trinta e sete agentes ambientais se dividem nos turnos da manhã e da tarde e por meio de uma conversa repassam informações sobre conscientização ambiental", esclareceu.

A agente ambiental Tassiane Santos comentou sobre a receptividade dos moradores em relação ao projeto. "Percebemos um retorno satisfatório dos moradores que recebem as informações e aproveitam para tirar dúvidas também", disse ela.

A aposentada Edna Albuquerque Nascimento aprovou a ideia de receber em sua região a intervenção dos agentes ambientais. "Há mais de três anos faço a separação do lixo orgânico e inorgânico na minha casa e seria interessante que mais moradores adotassem esta prática consciente em relação aos resíduos que produzem", destacou.

Multiplicadores de informação

A equipe da assessoria técnica da Emsurb planeja ainda desenvolver palestras de conscientização ambiental nas instituições de ensino da região. "Dentro das escolas temos multiplicadores de informação e por isso estamos programando palestras nestes locais, contando com a participação de alunos e dos moradores também", concluiu Trícia Dantas.

Projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa'

O projeto é composto por jovens aprendizes, capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais da Emsurb. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido. Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo agrave a poluição dos rios. A orientação é armazenar o resíduo e ligar para o Disque Óleo pelo 3141-7401/3259-7377.