Ação voluntária leva conscientização ambiental à praia de Atalaia

Serviços Urbanos
24/03/2014 12h06

Cerca de 40 membros da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial estiveram na Orla de Atalaia na manhã deste domingo, 23, dando exemplo de voluntariado e cidadania. Com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a ação foi de limpeza, mas principalmente de conscientização. O resíduo recolhido chegou a completar 20 sacos de 100 litros.

“A mudança climática e a contaminação ambiental estão destruindo o nosso planeta, e muitas pessoas no mundo estão sofrendo pelos repentinos desastres, acidentes e incidentes e dificuldades financeiras. Estamos limpando o ambiente contaminado, salvando almas que estão morrendo, e entregando esperança ao nosso próximo”, justifica Lucas Yun, responsável da campanha em Aracaju.

Outros 170 países também participaram da ação intitulada de Campanha de Limpeza Ambiental em Todo o Mundo para a Páscoa 2014. “Já havíamos apoiado o grupo no ano passado e ficamos felizes que a iniciativa venha se repetindo. A participação da população é sempre importante, seja intermediada por organizações não governamentais, empresas, movimentos religiosos ou associações de bairro, porque o resultado não para ali. A ação é disseminada entre a família e a comunidade e gera frutos posteriores”, analisa o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam.

Limpeza de praia

A ação de limpeza das praias de Aracaju acontece três vezes por semana (aos domingos, segundas e sextas) e é realizada por 36 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O serviço acontece em 20 quilômetros de extensão e inclui a atividade de recolhimento de lixo da faixa de areia, regiões de bares e calçadas da praia.

As equipes de limpeza contam com o apoio de um caminhão tipo caçamba e de uma máquina saneadora para a retirada do lixo na localidade. Na véspera e no dia posterior a feriados a ação é intensificada, assim como na alta temporada de turismo.