Com as constantes chuvas e com a proximidade do inverno, ocorre um aumento no número de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, a Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, disponibiliza um conjunto de recomendações que a população pode adotar em suas residências para evitar a criação de larvas do mosquito.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, para prevenir o desenvolvimento do mosquito, a população tem que estar atenta aos cuidados.
"O principal é evitar locais que acumulam água limpa e parada como tanques, baldes, caixas d'água, vasos com flores, além do cuidado com as áreas externas como quintais e varandas, que devem ser conservadas limpas, sem lixo e entulhos.", explica a Coordenadora.
Segue abaixo algumas dicas que podem evitar a proliferação do mosquito:
- Pratos de vasos de plantas e flores c/ terra: eliminar a água acumulada nos pratos depois de regar as plantas; escovar os pratos e adicionar areia úmida até a borda.
-Vasos de plantas e flores c/ água: trocar a água duas vezes por semana e lavar a parede interna dos vasos. Lavar e guardar o antigo vaso emborcado, ou seco ao abrigo da chuva.
- Caixa d'água, filtros ou potes: mantê-los sempre tampados com tampa própria.
-Piscina Infantil: em períodos de uso, lavar e trocar a água semanalmente. Em períodos sem uso, escovar, desmontar e guardar em local coberto.
-Plástico ou lona para cobrir equipamentos, peças e outros materiais: Cortar o excesso das bordas do plástico para evitar sobras; cobrir as bordas com areia ou se houver acúmulo de água, retirar o plástico ou lona e refazer a cobertura.
- Cacos de vidro no muro: quebrar os gargalos e fundos de garrafas ou colocar massa de cimento, nos locais que acumulem água.
- Ralos para água de chuva: telá-los; limpar com sabão em pó ou detergente semanalmente.
- Pneus: guardá-los secos em local coberto; furá-los no mínimo 6 pontos eqüidistantes, mantendo-os na posição vertical.
- Material removível (latas, garrafas, brinquedos velhos): colocá-los no cesto ou saco de lixo, para a coleta rotineira.
-Baldes ou bacias sem uso diário: mantê-los emborcados, de preferência em local coberto ou secos ao abrigo da chuva.