Unidades de Saúde promoverão ações durante a Semana Mundial de Amamentação

Saúde
31/07/2014 15h20

De 1º a 8 de agosto, as Unidades de  Saúde da Família (USFs) de Aracaju somam forças à Semana Mundial da Amamentação. Com o tema "Amamentação: Um ganho para toda vida!", acontecem diversas atividades com o objetivo de reforçar os benefícios do aleitamento materno, tanto para os recém-nascidos quanto para as mães.

Rita Bittencourt, coordenadora do Programa Saúde da Criança, afirma que o município quer reforçar ainda mais a importância do aleitamento materno, realizando palestras, exibição de filmes, apresentação teatral e panfletagem sobre o tema. "Essas atividades serão desenvolvidas nas unidades de saúde, com o objetivo de reforçar os benefícios do leite materno, que é um alimento riquíssimo e nutritivo. Além disso, destacar também que o hábito de amamentar é benéfico para saúde das mulheres, pois reduz o risco de câncer de mama", explica.

Segundo ela, as equipes das unidades de saúde já realizam um trabalho rotineiro de atenção às gestantes. "Durante a Semana de Amamentação será intensificado esse trabalho, envolvendo ainda mais as usuárias assistidas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS", explica.

Confira a programação:

A Unidade Adel Nunes, bairro América, promoverá palestra sobre "A importância do aleitamento materno" para um grupo de gestantes, a partir das 9h do dia 1º de agosto, no auditório da Igreja dos Capuchinhos.

A Unidade Humberto Mourão, bairro São Conrado, fará palestra dirigida às mulheres grávidas, na sala de espera da unidade, na manhã do dia 4 de agosto.

A Unidade João Oliveira, bairro Santos Dumont, terá atividades nos dias 4 e 6, a partir das 8h, na própria unidade. Nos dois dias, haverá exibição do filme "Amamentação, muito mais que alimentar a criança", seguida de palestras "Cuidados da saúde bucal na amamentação" no primeiro dia e "Amamentação" no dia 6.

A Unidade Fernando Sampaio, no conjunto Castelo Branco, desenvolverá atividades educativas com temas ligados à importância da amamentação, a partir das 8h do próximo dia 7.

Na Unidade Hugo Gurgel, bairro Coroa do Meio, estão programadas diversas atividades envolvendo as mulheres gestantes e puérperas, de 1º à 8 de agosto. Palestras, teatro, técnicas de amamentação, panfletagem, dentre outras ações acontecerão, em períodos da manhã e da tarde, na própria unidade.

A Unidade Maria do Céu, bairro Centro, promoverá um café da manhã, seguido de palestra para as gestantes e as mulheres que tiveram filho recentemente, atendidas pela unidade, no dia 8 de agosto.