Unidade de Saúde do conjunto Jardim Esperança passa por reforma

Saúde
12/11/2014 14h03

Desde a segunda-feira, 10, foi iniciada a reforma no prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, localizada no conjunto Jardim Esperança. Para melhor atender a comunidade, a Saúde de Aracaju investe em obra que irá contemplar as solicitações dos usuários, solucionando, sobretudo, problemas antigos como o vazamento na fossa séptica e infiltrações, além de outros reparos estruturais necessários no prédio.

A supervisora da unidade de saúde,  Francileide Lobo, explica que o planejamento da execução das obras, bem como a decisão de manter o funcionamento do serviço foi  aprovada junto ao Conselho Local de Saúde e lideranças comunitárias em reunião que aconteceu no último dia 7, no auditório da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Para maior comodidade dos usuários, foi mantido o funcionamento normal do serviço durante a maior parte das intervenções. Foi suspenso o atendimento programático apenas em dias em que a execução da obra for mais complexa, como é o caso dos reparos no teto, que serão realizados nos próximos dias 17, 18 e 19. Nos referidos dias, a Saúde orienta usuários a buscarem atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Zona SUL e Zona Norte.

“A gestão se reuniu com os líderes comunitários e enfatizamos que a ação de deve acontecer de forma a trazer o mínimo de transtornos da comunidade, permitindo que os atendimentos em saúde sigam acontecendo”, explica a supervisora, reforçando que a Unidade de Saúde da Família é um serviço de grande necessidade e atende moradores, não só do conjunto Jardim Esperança como do Beira Rio, Parque dos Coqueiros e Pantanal e bairro Inácio Barbosa.

De acordo com Ana Rachel Rocha, coordenadora do Núcleo de Serviços (Nuser), os reparos na unidade serão concluídos o mais rápido possível. "Para não interferir na rotina da unidade e também prevenir acidentes instalamos tapumes nas salas onde as intervenções estão acontecendo. Serviços como a farmácia e a regulação também foram redistribuídos no espaço disponível, garantindo  o conforto dos usuários”, explica.

Entenda mais sobre a decisão: No dia 5 de novembro a Saúde de Aracaju havia anunciado que os serviços da Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante seriam transferidos para as USFs Ávila Nabuco, no conjunto Médici, e Humberto Mourão, no conjunto Orlando Dantas. A mudança temporária, porém foi reavaliada pelos gestores e cancelada em virtude de pedidos da própria população assistida pela unidade que manifestou desejo de que os serviços continuassem sendo prestados no mesmo local durante as obras.