Alunos são estimulados à leitura participando do projeto Rádio Gentileza

Educação
10/03/2015 14h32

Com o objetivo de estimular a leitura e ampliar o universo musical dos alunos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Costa Melo desenvolve deste fevereiro o projeto Rádio Gentileza para os alunos do 6º ao 9º anos. Idealizado pela professora de História Fátima Marques o projeto é vinculado a Rádio Escola do Ministério da Educação (MEC) que envia o material necessário para o funcionamento, através das oficinas do programa Mais Educação.

Os alunos desenvolvem textos, roteiros e os programas para a rádio que teve o seu primeiro momento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, no ano de 2013. O programa, com duração de 20 minutos, é apresentado por uma dupla de alunos diariamente na hora do intervalo. São abordados temas como relações interpessoais, gravidez na adolescência, combate às drogas e meio ambiente, intercalados com entrevistas e músicas de interesse geral.

"O estímulo à leitura é o objetivo principal desse projeto, pois os alunos pegam livros na biblioteca com a finalidade de elaborar um resumo para ler na rádio, gerando a leitura de uma forma prazerosa. O intuito também é ampliar o universo musical nos mais diversos gêneros e com letras de qualidade", observou a professora Fátima.

Os alunos Sérgio Luiz Soares Santos, do 6º ano, e Helen de Oliveira Félix, do 9º ano, participaram da edição da rádio na manhã desta terça-feira, 10. Com a função de locutores, os alunos estavam muito animados com a nova atividade. "É meu primeiro dia de participação e me senti muito bem. Quero fazer a função de repórter para a próxima edição", disse Sérgio.

Para a estudante Helen, que já participou de outras edições, a experiência é muito gratificante. "Ouvindo os programas todos os  dias na escola, resolvi procurar a professora Fátima e pedi para fazer parte da equipe. Pretendo continuar  na locução", concluiu.

Profeta Gentileza

Com a finalidade de inibir e diminuir a violência, como trabalhar os aspectos de relacionamento entre os alunos, a rádio foi denominada como Rádio Gentileza, em função do profeta que leva esse nome.