Emsurb discute regulamentação do food truck em Aracaju

Serviços Urbanos
30/03/2017 14h15

A regulamentação da atividade dos food trucks em Aracaju, regida pela Lei Municipal nº 4.820/2016, foi tema da reunião entre representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Vigilância Sanitária municipal, na tarde desta quarta-feira, 29. O encontro aconteceu no gabinete da presidência, na sede da Emsurb.

A lei que dispõe sobre a comercialização de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas, food trucks e outros equipamentos, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em Agosto do ano passado.

Segundo o procurador jurídico da Emsurb, Vinícius Gonzaga, o assunto é mais do que necessário, pois, atualmente, o crescimento da atividade de comercialização em food trucks tem crescido em Aracaju. Existem cerca de 35 veículos espalhados na capital, nos mais diversos seguimentos de alimentação e bebidas.

"A reunião  aconteceu em virtude da necessidade, encarada pela nova gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e da Emsurb, de regulamentar a atividade de food trucks, que precisa se adequar a uma lei recente e que, a administração pública deve seguir. Ainda teremos mais encontros como este para ajustar todos as demandas que estão surgindo", explicou o procurador Vinícius Gonzaga.

A reunião contou com a presença de representantes da Sema, Osmar Santos, da Vigilância Sanitária, Laila Resende e Juliano Santos, da SMTT, Michele Fontes e do assessor da Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb, Igor Melo.

Food Trucks

Um modelo inovador de venda de alimentos está se fortalecendo em Aracaju: o Food Truck. O modelo de comercialização de comida de rua que, nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil pelo estado de São Paulo, tem se tornado tendência entre os aracajuanos.

Na capital, eles chegaram através de feiras gastronômicas. Os caminhões são dotados de cozinha móvel e adaptados para transportar e vender comida em variados locais.  Atualmente, já é possível encontrá-los em diversas praças de Aracaju, como praça Alameda das Árvores (Luzia), Alda Teixeira (Jardins), Luciano Barreto Júnior (Jardins), Zilda Arns (Jardins) e na avenida Delmiro Gouveia, em frente ao Shopping Riomar.

É importante deixar claro que, para iniciar o negócio, é necessário constituir empresa e obter autorização de uso do espaço público da Emsurb, da vigilância sanitária, que vão avaliar o uso do equipamento (carro).