Biblioteca Clodomir Silva recebe crianças e comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

Cultura
18/04/2017 15h29

O silêncio das crianças, concentradas, refletia o prazer de estar viajando nas palavras e na imaginação do contador de histórias. Esse era o cenário no auditório da Biblioteca Clodomir Silva nesta terça-feira, 18, Dia Nacional do Livro Infantil. Com uma programação comemorativa, a unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) está reunindo centenas de crianças para incentivar o hábito da leitura. 

"O Dia Nacional do Livro Infantil é o aniversário do escritor Monteiro Lobato. Estamos com exposição, contação de histórias e cineteca para as crianças. O objetivo é incentivar cada vez mais a leitura e povoar a imaginação dos pequenos. As escolas nos procuram e agendamos para recebê-las da melhor maneira. A expectativa é receber cerca de mil crianças durante todo o mês", conta Fabiana Bispo, coordenadora da Biblioteca Municipal Clodomir Silva. 

Neste 18 de abril a Escola Municipal Douglas de Souza e a Escola Cristo Rei levaram cerca de 100 alunos para o projeto Hora do Conto. As crianças saíram da sala com o desejo de voltar novamente. Elias Almeida, de 5 anos, é um exemplo. "Eu gostei muito da história. Achei muito boa a historinha do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Quero ler mais e voltar aqui de novo para ele contar mais para a gente", disse. 

A parte da programação preferida da garotada é a contação de histórias. O responsável por alimentar a imaginação infantil é o contador Matheus Luam, que não mede esforços quando o assunto é interpretar os contos mágicos de Monteiro Lobato. 

"Contar histórias é viajar no mundo fantástico do imaginário das crianças. Principalmente nesta semana onde estamos comemorando o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário de Monteiro Lobato. É uma honra estar aqui na Biblioteca Clodomir Silva contando histórias e brincando com as palavras e com a criançada. A contação não é apenas algo atrativo, é algo educativo que vai fomentar e despertar o gosto pelas palavras e pela leitura".

A programação comemorativa da Clodomir Silva continua até o fim do mês de abril com o Projeto Hora do Conto, que se repete no dia 27, a Exposição Viajando com Lobato, que segue até o dia 28, e a Cineteca, que acontece nos dias 20 e 27 de abril. Mais informações podem ser obtidas através do número (79) 3179-3742. A Clodomir Silva fica na rua Santa Catarina, 314, no bairro Siqueira Campos.