Usuários aprovam mudanças feitas no Nestor Piva

Saúde
27/04/2017 15h06

Reconstruir e avançar. Essa é a frase que resume o empenho da Prefeitura de Aracaju e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em oferecer cada vez mais serviços de qualidade para a população aracajuana. Trabalhando nesse sentido, a direção do Nestor Piva (Zona Norte) realizou mudanças no estrutura interna do hospital com o objetivo de agilizar o fluxo de atendimento e melhorar a qualidade da assistência aos pacientes. Alguns setores foram reposicionados e já estão em pleno funcionamento, inclusive com a aprovação dos usuários.

Desde a última sexta-feira, 21, a observação masculina, que ficava em um espaço na entrada do hospital, está funcionando no local onde antes era a farmácia. Com essa mudança, as observações feminina e masculina agora estão uma ao lado da outra, o que facilita o trabalho tanto dos médicos quanto dos enfermeiros e técnicos, que não precisam mais se deslocar de um extremo a outro do hospital para atender os pacientes destas alas. Já o local onde a farmácia funcionava agora é destinado ao atendimento dos pacientes de baixa complexidade, que precisam apenas de medicação rápida.

O coordenador do hospital, Paulo Teles de Souza Neto, explica que essas mudanças proporcionam uma maior resolutividade na assistência ao paciente. “Com a sala de medicação rápida, muitos pacientes que antes iriam para a observação agora são atendidos de forma mais ágil, porque já entram para tomar o medicamento com a receita pronta e com a alta definida”. Ele acrescenta que a redução no tempo de espera já é perceptível. “Nós estamos empenhados em fazer o melhor para o paciente. Esse reposicionamento dos setores está proporcionando uma melhor fluidez do atendimento e consequentemente reduzindo o tempo de espera na recepção. E as melhorias não vão parar por aí, novas mudanças já estão sendo estudadas para garantir que o usuário do SUS tenha sempre um atendimento digno aqui no hospital”.

Essa nova organização do hospital já rende elogios. A aposentada Maria Aparecida Alves, moradora do Rosa Elze, esteve na manhã desta quinta-feira, 27, no Nestor Piva para acompanhar a irmã, Maria de Fátima Alves, que estava com uma dor na perna. As duas gostaram bastante das mudanças feitas no hospital e enalteceram também o acolhimento dos profissionais. “Não temos nada para reclamar. O atendimento foi rápido, a médica foi muito atenciosa e as enfermeiras aqui da medicação rápida também nos trataram com muita gentileza”, disse Maria Aparecida.

Para os funcionários da unidade hospitalar as mudanças adotadas também refletem na melhoria do trabalho. “Aqui na medicação rápida nós já sentimos a diferença no fluxo do trabalho. As pessoas estão sendo atendidas mais rapidamente e por isso considero a mudança positiva. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mas isso é normal porque ainda estamos nos adaptando a esse novo fluxo”, pontuou a auxiliar de enfermagem, Vanessa Oliveira.