Projeto de massoterapia é implementado na Emei Júlio Prado Vasconcelos

Educação
20/09/2017 18h42

Quem pensa que creche e escola de ensino infantil é sempre um ambiente agitado se surpreenderia ao chegar à Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, no bairro São Conrado. Na escola, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), a tranquilidade e silêncio são facilmente percebidos. Isso porque nela está sendo desenvolvido um projeto nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h, em que os alunos recebem massagem com a técnica denominada Shantala, realizada por estagiários do curso técnico de Massoterapia do Centro de Estudos e Fundação São Lucas.

O projeto envolve desde as crianças da creche, muitas ainda bebês, aos alunos até cinco anos, e foi inserido na Emei através de uma parceria entre a Júlio Prado e a professora da Fundação São Lucas, a fisioterapeuta especialista em Dermato Funcional, Sônia Serra. Ela explica que cada equipe de estagiários fica na escola por um período de quatro meses, quando acontece a abordagem da técnica durante a disciplina da professora.  Ainda segundo Sônia, a Shantala é feita nos bebês e crianças ajudando no fluxo intestinal, aliviando as dores causadas pelos gases, melhorando o sono e deixando as crianças mais tranquilas.

Ela explica, ainda, que a técnica desenvolvida é um ato de afeto e instrumento para desenvolvimento enquanto indivíduo. "Quando aplicamos em crianças muito pequenas, colocamos  no colo ou de bruços, fazemos movimentos de alongamento e movimentos de relaxamento. Muitas vezes elas só sentam ali, conversam, olham e voltam para a sala. Algumas crianças nós tentamos cativar e depois de um tempo elas se sentem mais à vontade em receber a massagem'', contextualiza Sônia.

Comportamento melhor

A coordenadora pedagógica da escola, Jéssica Marinho, relata mudança e melhoria no comportamento dos alunos da creche e da escola. Ela conta que os resultados da massoterapia nos alunos são observados imediatamente, tanto pelos professores, quanto pelos pais das crianças.  

Ainda segundo Jéssica, antes do projeto iniciar, a Emei promoveu uma reunião com os pais para explicar como seria e explicar os principais aspectos. Logo após a primeira realização da massoterapia, outra reunião foi realizada para mostrar as fotos dos filhos recebendo a massagem e detalhar como estava sendo realizada. No dia em que são realizadas as massagens os pais logo percebem um melhor comportamento das crianças em casa.

''Alguns pais comentaram que as crianças estão mais calmas, tranquilas. Aqui na escola a gente percebe bem os resultados da massoterapia nas nossas crianças, principalmente naquelas mais agitadas. Elas se acalmam totalmente. Muitas vezes chegam na escola muito agitadas, mas quando começam a fazer a técnica nelas, já vão se acalmando, ficando mais tranquilas", evidencia a coordenadora da Emei.

Gesto de afeto

Os estagiários também celebram a parceria com a Educação de Aracaju. A estagiária e participante do projeto de massoterapia, Georgiany Moura está no 2º período do curso técnico descreve a Shantala como um tratamento preventivo e que ajuda também no sistema neuropsicomotor, ajudando na questão do desenvolvimento dos alunos. 

"Tem alunos que, quando acabamos a massagem,  nos abraçam, agradecem, nos olham com carinho. Inicialmente a gente tem que controlar muito o emocional. A gente vê que muitas crianças não recebem muito carinho ou atenção em casa e veem na massagem um gesto de afeto'', expressa emocionada.