Funcaju inicia curso de audiovisual no Centro Cultural

Cultura
23/09/2017 12h03

Alunos da rede municipal de ensino tiveram uma experiência diferente na manhã deste sábado, 23, no Centro Cultural de Aracaju. Eles participaram do primeiro dia do curso de audiovisual “Uma janela para o mundo”, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). O curso será realizado em cinco sábados e possui o objetivo de democratizar o audiovisual para a juventude aracajuana.

“É o primeiro passo que o NPD está dando em direção a democratização do fazer audiovisual, que é um dos grandes pilares do núcleo, levar o audiovisual para que a juventude aracajuana tenha acesso. A gente começa fazendo o diálogo com a rede municipal de ensino para iniciar a construir estas pontes”, explica a diretora do NPD, Carolina Westrup.

A abertura do curso teve como palestrante a integrante da diretoria da Federação Pernambucana de Cineclubes e mestranda em cinema pela Universidade Federal de Sergipe, Yanara Galvão. A profissional mostrou um pouco do que sabe para os alunos.  

“Essa questão da relação cinema e educação vem de muitos anos, mas a diferença atualmente é a questão das tecnologias. Hoje em dia, os adolescentes já estão produzindo audiovisual com seus celulares, então este curso é muito importante para trazer esta formação sobre o roteiro, produção e a introdução básica ao audiovisual. São orientações para que eles possam estar produzindo os vídeos através do ponto de vista deles e desenvolver o potencial”, destaca Yanara.

Para o estudante Anderson Christian, de 16 anos, aluno do oitavo ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, o primeiro dia do curso foi excelente. “Eu gosto muito da área audiovisual e também de escrever. Este primeiro dia foi muito bom, deu para começar a aprender e dialogar bastante. Estou ansioso para começar a fazer os roteiros”, conta Anderson.

O projeto da Funcaju conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que é a responsável por levar os alunos das escolas municipais. Neste primeiro dia, participaram alunos dos 13 aos 16 anos das Escolas Municipais Freitas Brandão e Anísio Teixeira.

“É uma experiência fantástica para os alunos porque eles entram em contato com uma nova linguagem. A proposta de ter este olhar voltado para a comunidade e que eles possam transformar isto em material audiovisual é muito importante. Nós acreditamos na arte como uma ferramenta de fundamental importância para a educação”, ressalta o coordenador de Arte e Educação da Semed, Rivaldino Santos.

O próximo módulo do curso de audiovisual “Uma janela para o mundo” será realizado no dia 7 de outubro.