Usuários precisam atualizar o cadastro nas unidades de saúde

Agência Aracaju de Notícias
22/11/2017 14h28

Um dos canais que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) utiliza para facilitar o acesso dos usuários aos serviços das unidades de saúde e Cemar é através do cadastro, principalmente o telefone de cada usuário por onde são enviadas as mensagens de texto contendo as informações de consultas e exames marcados. Para continuar mantendo esse contato constante e sem falhas, o Núcleo de Controle Avaliação Auditoria e Regulação (Nucaar) orienta a população que se dirija à unidade de saúde que costuma frequentar para atualizar os dados do cadastro. 

Para atualizar os dados cadastrais, o procedimento é muito simples. Basta que o usuário se dirija à unidade de saúde mais próxima à sua residência ou a que costuma frequentar, levando um documento com foto, além do endereço com CEP e o número do telefone celular. “Precisamos mobilizar a população para a atualização desse cadastro porque algumas pessoas já mudaram de endereço ou trocaram o número do celular e ter esses dados atualizados é fundamental para que possamos passar as informações necessárias a respeito dos procedimentos marcados”, afirmou a diretora do Nucaar, Tina Cabral.

Além de ser canal essencial para a comunicação entre a unidade de saúde e o usuário, o cadastro ainda serve para diminuir o número de absenteísmo, que nada mais é do que o não comparecimento no dia da consulta ou exame marcado. “Já chegamos à porcentagem de 30% de absenteísmo, a depender do procedimento, e isso é muito grave porque, quando a pessoa deixa de ir à consulta ou fazer o exame, está fazendo com que outra pessoa perca a oportunidade de fazer, ou seja, tira a vaga de outra pessoa. Às vezes essa ausência acontece porque os dados do usuário estão desatualizados, como por exemplo, quando a pessoa troca de número e não recebe o SMS com as informações do procedimento”, explicou Tina. 

Importância do CEP 

Mais do que uma identificação para realizar entregas, o CEP funciona em um sistema especial da SMS, principalmente na marcação de exames laboratoriais. Quando o usuário cadastra o CEP no sistema, no momento em que for marcado um exame laboratorial, o sistema vai localizar o laboratório mais próximo da residência da pessoa, o que facilita a rotina de quem, por vezes, tem um dia a dia corrido. 

“O sistema vai procurar laboratórios vinculados à Secretaria num raio de maior proximidade da residência do usuário e oferece duas opções para que o próprio usuário escolha em qual deseja realizar o procedimento. Caso não haja vaga nessas duas primeiras opções, o sistema vai apontar outras duas um pouco mais distante, mas, ainda assim, próximo à casa do usuário. Isso tudo para facilitar o processo”, frisou a diretora do Nucaar.