Prefeitura reforça ações de prevenção ao Aedes aegypti nas escolas

Saúde
01/03/2024 15h06

Seguindo o plano de ações da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretara Municipal da Saúde (SMS), nesta sexta-feira, 1º, foi realizada, no Colégio Jardins Sul, na Aruana, uma ação educativa com o objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Segundo a referência técnica, Aline Guimarães, a ação orientou crianças e adolescentes sobre o mosquito e a forma de combatê-lo, para que os alunos sejam multiplicadores no combate ao Aedes. "Nossa equipe estimula a prevenção, passando as informações de forma lúdica, o que desperta a atenção dos alunos. Essa estratégia facilita na interação deles, que citam muitos exemplos vistos fora da escola, acabam levando a cobrança da prevenção para casa, se tornando multiplicadores”, destaca Aline.

De acordo com a facilitadora, a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família Daiane Tiano, esses alunos têm a função de alertar os pais sobre pequenos cuidados a serem observados cotidianamente no combate e prevenção do mosquito. "Estes alunos aprenderam e podem repassar as informações aqui transmitidas, em casa, para os pais e parentes próximos, sobre aquele copinho descartável ou tampa de refrigerante que pode acumular água, sobre a importância de tampar as caixas d'água, colocar areia nos caquinhos de planta. E se os moradores precisarem armazenar água em lavanderias, caixas d'água e tonéis, que os recipientes sejam muito bem tampados e que seja mantida uma rotina de limpeza, pelo menos, uma vez por semana entre tantas outras noções", explica a enfermeira.

Para a aluna Anne Caroline Reis, a ação foi bastante esclarecedora. “Com certeza, depois de toda informação adquirida com a palestra, estou apta a ser mais uma multiplicadora de informação no combate ao Aedes aegypti”, ressalta. 

Para o professor de Geografia Albérico Ferreira, essa ação foi muito importante e formou alunos que serão multiplicadores no combate. “As informações recebidas pelos alunos serão disseminadas em casa para toda família. O que foi aprendido aqui será replicado em casa e ajudará no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, impactando positivamente em toda comunidade escolar", reforça o professor.

Programação semanal das ações nas escolas

Dia 04/2: Emef Juscelino Kubstchek (Coroa do Meio)
Dia 05/2: Creche Lar de Zizi (Luzia)
Dia 06/2: Emef Elias Montalvão (Mosqueiro)
Dia 07/2: Colégio Recanto do Pequeno Príncipe (conjunto Sol Nascente)
Dia 08/2: Emef Florentino Menezes (Povoado Areia Branca) e Emei Emanoel Eugênio (Santos Dumont).