Prefeitura alerta sobre possível golpe envolvendo restituição de IPTU

Fazenda
06/06/2018 14h58

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) alerta aos aracajuanos sobre um suposto golpe que tenta ser aplicado na capital sergipana envolvendo o nome da Prefeitura de Aracaju. Segundo a denúncia feita nesta quarta-feira, 6, por uma contribuinte que preferiu não ser identificada, um homem esteve na casa dela, se apresentou como funcionário desta administração e pediu informações sobre o IPTU do imóvel.

"Ele chegou em minha residência e perguntou se eu tinha feito alguma modificação na estrutura, e também quis saber sobre o pagamento do imposto. Quando disse que era isenta, tentou me convencer de que eu receberia uma restituição por anos anteriores que realizei o pagamento", contou a senhora, que esteve na sede da Fazenda, na praça General Valadão, para relatar o ocorrido.

De posse de um papel com o timbre da Prefeitura de Aracaju - marca utilizada nas correspondências oficias -, o homem pediu dados pessoas da contribuinte, inclusive informações de conta bancária. "Ele disse que eu receberia o valor direto na conta, mas, quando pediu a senha do meu cartão, percebi que era uma tentativa de golpe", informou a aracajuana. Depois de receber a negativa, o rapaz se retirou da residência.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, ressalta que em nenhuma hipótese a administração encaminha qualquer servidor para tratar de restituição de valores na residência do cidadão. "Esse tipo de processo é iniciado a partir da solicitação do contribuinte, feita presencialmente na secretaria, e também só é finalizado no próprio órgão", enfatiza.

O gestor orienta que o cidadão acione a polícia caso receba qualquer pessoa sem identificação, seja fardamento ou crachá profissional, que se apresente como servidor da Prefeitura ou da Fazenda, pedindo dados bancários. "De forma alguma é um procedimento nosso. Pedimos que a população fique atenta e denuncie, caso ocorra alguma situação semelhante a relatada pela contribuinte", destaca Jeferson Passos.