Meio Ambiente

Educação Ambiental

Meio Ambiente
13/06/2016 15h01

A Educação Ambiental é um instrumento de sensibilização instituído pela Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nacional nº. 9.795/1997. Em Aracaju é regulada pela Lei municipal nº. 3.309/2005, como consta no Artigo 2°:

“Art. 2º Para os fins e objetivos desta Lei define-se Educação Ambiental como um processo contínuo e disciplinar de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência sobre as questões ambientais e para a promoção de atividades que levem a participação das comunidades na preservação do patrimônio ambiental, sendo um meio de promover mudanças de comportamentos e estilos de vida, além de disseminar conhecimentos e desenvolver habilidades rumo a sustentabilidade.”

Assim, deve estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, através do setor de Educação Ambiental, é um dos responsáveis pela operacionalização da política de educação ambiental no município.

O que oferecemos?
 Cineambiental

 Atividades Lúdicas (Literatura de cordel, música e teatro ambiental- Grupo EArte)

 Palestras

 Oficinas

 Abordagens educativas

 Programas

 Campanhas

 Eventos


Onde atuamos?
 Escolas

 Órgãos municipais

 Entidades públicas e privadas

 Espaços públicos abertos

 Bairros e Comunidades

 Parques

Principais Programas

Programa “Amigos do Meio Ambiental”
O Programa “Amigos do meio Ambiente” é uma proposta do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, que visa trabalhar a educação ambiental de forma continuada e contextualizada ao ambiente escolar. Terá seu início vinculado ao Plano Municipal de Arborização Urbana, com o eixo referente à Arborização nas Escolas.

O Programa é composto por quatro eixos, sendo eles: Arborização, Resíduos, Conduta Legal e Horta. Cada um dos eixos terá duração média de um mês e meio, através de recursos lúdicos como teatro, música e literatura de cordel. Neste programa serão selecionados até 30 alunos (a partir de sete anos), professores e demais funcionários da escola que tenham interesse em ser “Amigos do Meio Ambiente” e estejam dispostos a abraçar a causa da preservação ambiental, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Programa Ujacará
Visita lúdica guiada em espaços verdes, conduzida por personagens que fazem alusão ao reino mágico de Ujacará, cidade fictícia onde o Meio Ambiente urbano vive em harmonia com o Meio Ambiente Natural.

Principais personagens de Ujacará: Fada Kaira, Mangabeira, Alecrim, 5 Rs e Doende Sol

Programa A3P
É um programa do Ministério do Meio Ambiente, que visa contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

Campanhas
#Eufaçoadiferença

Fazer a diferença pode ser compreendido como se mostrar disposto, através de atitudes, a não seguir um padrão comum. Na área ambiental, pequenas atitudes e mudanças comportamentais afetam de maneira positiva a vida como um todo. É preciso incentivar que essas mudanças ocorram para que a sustentabilidade deixe de ser um conceito e se aplique no dia-a- dia. Cada ser humano deseja de alguma forma deixar a marca da sua atuação, através dessa campanha a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju irá registrar essa atuação e mostrar para os outros cidadãos atitudes e modelos positivos que devem servir de inspiração. Dessa forma, a secretaria valoriza as pessoas que estão tendo boas iniciativas e aproxima a comunidade Aracajuana do Poder Público.

#BiodiversidadeAju

A campanha visa estimular a população a parar e observar o meio ambiente ao redor. Para que se note que há beleza em todas as formas de vida. A população deve registrar em fotografia e postar nas redes sociais, para que as redes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente compartilhe.

#EcoSema

O objetivo da campanha é dar a destinação adequada aos resíduos eletrônicos e óleo de cozinha usado. Por serem altamente poluentes, é necessário que se tenha cuidado com a destinação final ambientalmente adequada.

Eventos
 Semana do Meio Ambiente

 Consumo Consciente

 Praia Limpa
 
 Dia da Biodiversidade