Taça Cidade de Aracaju de Futsal 2023 será iniciada neste sábado, 6

Juventude e Esporte
05/05/2023 12h14

Em sua quinta edição, a Taça Cidade de Aracaju de Futsal 2023 será iniciada neste sábado, dia 6, a partir da 8h, na Estação Cidadania – Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, zona Oeste de Aracaju. O evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). 

A primeira rodada acontece no sábado e também no domingo, dia 7. Nesta edição, a competição tem recorde de equipes participantes, já que no ano passado foram 84, e este ano são 113 equipes: 91 do masculino, nas categorias sub 8, 10, 12 e 14; e 22 do feminino, nas categorias sub 10, 12, 14 e acima de 14 anos. No feminino, a participação cresceu de 14 times para 22, não só competindo na categoria acima de 14 anos, mas em todas descritas do naipe.

O gestor da Sejesp, Sérgio Thiessen, destaca que a competição, além do caráter social, estreia um novo formato, voltado à inclusão das escolinhas de futsal, "principalmente daquelas que fazem um trabalho de inclusão e que, muitas vezes, não têm a possibilidade de participação dessas competições", frisa. "Assim, a Prefeitura realiza o seu trabalho de desenvolver a garotada através do esporte”, pontua

Outra novidade para a competição deste ano é que as equipes estão divididas em grupos - amarelo e verde -, os quais, respectivamente, representam as equipes que participam de eventos da Federação Sergipana de Futsal (FSFS), e aquelas que desenvolvem o trabalho com maior foco no social e não participaram de competições da federação, a fim de que haja uma disputa mais justa e igualitária. Ao fim da competição, serão premiadas as melhores equipes de cada categoria nos dois grupos.

Para o coordenador de inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, “é extremamente satisfatório" ver o trabalho de inclusão social da Prefeitura também através do esporte, "permitindo que essas crianças e esses jovens tenham a experiência de competição, que reforça valores como respeito, disciplina, parceria, e como isso pode ser transformador na vida deles, mostrando novas possibilidades para suas vidas”, ressalta.

A edição 2023 da Taça também marcará a estreia de equipes da Estação Cidadania na competição. Os meninos, que estão sendo preparados pelos professores de futsal do espaço esportivo - Jorge Menezes, Adrian Barros, Jordano Melo e Antônio Francisco -, participarão nas categorias sub 10, 12 e 14.

De acordo com o membro da comissão técnica das equipes da Estação, Adrian Barros, a expectativa está alta, já que esta participação é aguardada desde o ano passado.

“Os meninos vêm reforçando que querem participar, que querem ser campeões, para mostrar o trabalho deles e caminhar para realização do sonho de ser atleta profissional de futsal, o que nos deixa felizes por abrir as portas para essas crianças e adolescentes”, afirma Adrian.