Prefeitura garante ordenamento do comércio ambulante em evento

Serviços Urbanos
06/05/2023 19h10

Mais de 100 ambulantes foram sorteados na tarde deste sábado, 6, para comercialização de bebidas e alimentos nos espaços de domínio público, mais precisamente na área externa do Forrozão. O sorteio, que acontece anualmente na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, firma o compromisso da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), de organizar, fiscalizar e orientar os beneficiários com demarcação de pontos de venda e dessa forma incentivar a renda familiar.

Mas áreas fracionadas por setores, mediante cada atividade, o comerciante prontamente realizou as montagens de suas barracas durante esta tarde. Cada ponto de comercialização envolve vários segmentos, são eles: isopor, alimentos diversos (espetinhos, cachorro-quente), drinks e food trucks.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, afirma que é tradição garantir a segurança nos espaços que compõem a história da nossa capital. “Essas ações determinam o cuidado e empenho que temos com estímulo à cultura e higienização dos locais. Manteremos ainda a limpeza da área externa depois do evento”, disse.
 
Segundo o coordenador de Eventos da Emsurb, Daniel Lessa Teles, o papel do órgão público é levar o bem-estar e a tranquilidade para os comerciantes locais por meio do sorteio. “Uma vez que é domínio da Emsurb, reafirmo que o objetivo é manter ordem na área externa do evento, o chamado espaço público. Começamos com ações cruciais que antecedem o evento, como a inscrição dos participantes, o sorteio dos ganhadores e também a orientação e fiscalização diante da demarcação do ambiente”, afirmou. 

Robson Lima é comerciante há 12 anos e foi um dos contemplados do sorteio para vender durante o evento. Com o sorriso estampado no rosto, ele elogiou as medidas de organização realizadas pela Emsurb e relatou sobre as expectativas para a grande noite. “A gente que vende nossos petiscos, aguarda ansiosamente por esse período de festa, para alcançar mais vendas e lucrar com os nossos serviços. Isso é possível graças à organização e separação dos locais por meio da fiscalização, assim, conseguimos contatar com antecedência os clientes fiéis e curtir com dinheiro no bolso”, declarou entusiasmado. 

Pizzas, pastéis e alguns drinks farão parte do cardápio da comerciante Leni Torres. Ela relata que diante da experiência adquirida nos últimos 25 anos, os eventos de grande porte sempre trouxeram lucros para dentro de casa. Além disso, a vendedora pontuou a importância da organização para a comercialização das suas refeições. “Esse sorteio garante mais visibilidade para os comerciantes diante dos órgãos públicos e nesse processo a Emsurb tem nos auxiliado com a demarcação dos espaços e assim conseguimos realizar nossas vendas de forma segura e sendo vistos”, avaliou. 

Maria Merivanda de Jesus também irá comercializar na área externa do evento e elogiou a iniciativa. “O sorteio é o caminho para ordem na hora da venda de cada mantimento, sinto mais segurança, confesso”.