Alunos da EJA aprovam alimentação servida nas escolas municipais de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2023 07h00
Início > Notícias > Alunos da EJA aprovam alimentação servida nas escolas municipais de Aracaju

Garantir a saúde e a aprendizagem dos alunos. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura de Aracaju, buscados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), ao oferecer uma alimentação saudável e nutritiva aos alunos da rede municipal. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o cardápio segue todo um padrão direcionado ao público-alvo desta modalidade, majoritariamente composto por pessoas adultas que trabalham pelo dia e estudam à noite.

Cuscuz, ovos mexidos, frutas, café com leite, sopa de feijão com carne, macaxeira, carne do sol e batata doce são alguns da alimentação servida semanalmente nas 18 escolas municipais que ofertam turmas de EJA. O cardápio é padrão, unificado, com um perfil de jantar, e que às vezes passa por pequenas modificações, como ocorre atualmente, em que, pela proximidade do período junino, foi introduzido o mungunzá uma vez por semana, por ser um alimento característico dessa época.

“Para o tipo de modalidade EJA, é levado em consideração o valor calórico e o quantitativo de carboidratos, proteínas e lipídios que esses alunos precisam. É feito o cálculo de todas as preparações e o valor nutricional é divulgado no cardápio semanal. Um dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar é auxiliar na melhora do rendimento escolar. Um aluno bem alimentado, com certeza, acaba prestando mais atenção às aulas, vai ter mais assiduidade na escola. Então a alimentação servida acaba tendo uma grande importância nesse processo de educação”, explica a coordenadora de Alimentação Escolar da Semed, Larissa Carvalho.

Ainda segundo a coordenadora, o cardápio para as turmas da EJA tem um percentual calórico semelhante ao do ensino fundamental maior, mas com diferenças em relação ao tipo de alimentos a serem servidos. Além disso, ressalta ela, o da EJA segue as mesmas restrições e particularidades das modalidades do ensino fundamental, pré-escola e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela exemplifica citando alimentos como pão, biscoito e bolo, que são servidos apenas duas vezes por semana. Nesse caso, ressalta, é servido preferencialmente o pão, junto com sopa, canja ou sanduíche. Já a utilização de carnes processadas, como a carne do sol, é feita duas vezes por mês.

Para garantir que tudo esteja sendo feito corretamente, nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar fazem visitas regulares às unidades de ensino, nos períodos da manhã e da tarde, para verificar se está sendo feita a separação daqueles itens para a preparação da alimentação da noite. As merendeiras que preparam e servem os alimentos nas escolas são treinadas anualmente, para aprenderem procedimentos que envolvem as boas práticas alimentares.

Alunos aprovam
Os alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal demonstram satisfação por ter uma alimentação saudável e nutritiva na unidade em que estudam. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, no bairro Bugio, a refeição da noite é servida às 18h40, alguns minutos antes do início das aulas.

No refeitório, os alunos da EJA são servidos pelas merendeiras. Para o estudante Ricardo Augusto dos Santos Menezes, de 41 anos, “a alimentação aqui é muito boa e bastante nutritiva". "O fato de termos isso na escola faz com que a gente estude e aprenda mais durante as aulas”, reconhece.

Crisleine de Souza Vicente, 21 anos, algumas vezes vai direto do trabalho para a escola e não tem tempo de comer em casa. “A alimentação daqui melhorou bastante e eu gosto muito de tudo, da batata, da sopa, da macaxeira com carne do sol. Muitas pessoas não têm a oportunidade de se alimentar em casa pela noite, então é muito importante poder contar com o que é servido aqui no ambiente escolar”, conta.

Opinião semelhante tem a sua colega Mayara Bianca Alves de Campos, 28 anos, que trabalha como babá. “Acho que essa refeição servida aqui na escola é importante para todos porque tem gente que não tem muita opção para comer em casa e aguarda o dia todo para se alimentar aqui. Eu gosto de tudo, tanto que até repito o prato, se puder. Adoro as frutas e a batata, o arroz com galinha, tudo o que é servido aqui. É uma excelente fonte de nutrientes para todos e que auxilia bastante para que a gente estude e aprenda melhor”, afirma.

Quem também aprova o cardápio é William Danúzio dos Santos, aluno de 63 anos que estuda na turma da EJA. “É muito importante para a gente que já chega do trabalho em cima da hora. Tendo o alimento certo, a gente fica bem servido. O que tem aqui é um cardápio muito bom e saudável, a gente fica muito feliz. E ao fazer a refeição na escola, a gente já economiza um pouco em casa”, diz.